Relações interativas e o processo de produção de textos: relato reflexivo sobre a revisão compartilhada

Larissa Carolina Barbosa Aliberti

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pedagógica relacionada à produção de textos narrativos desenvolvida com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental 1 em uma escola da rede particular da zona centro-sul de São Paulo. Tem-se como finalidade apresentar considerações sobre a importância da realização de atividades interativas relacionadas à escrita para potencializar a qualidade da produção das crianças e sua apropriação de procedimentos de revisão de textos. A análise foi composta de registro em vídeo e transcrição de uma situação de revisão coletiva de um trecho de conto. Considera-se que a troca de saberes entre alunos-alunos e alunos-professor possibilita avanço da competência escritora, especificamente, através de discussões coletivas e análises em pequenos grupos, a respeito dos textos e das formas de produzi-los e aprimorá-los.


Palavras-chave


produção de textos; revisão de textos; interação; reescrita

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.