Tem gente nova na escola: os benefícios do Pibid para o espaço escolar

Kaciana Silveira Rosa, Laércio Mattos

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a repercussão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e relata os benefícios que as escolas parceiras do programa vêm alcançando por meio da interação entre alunos bolsistas do Pibid e professores da Educação Básica. Com essa proposta, nossa pesquisa, predominantemente de cunho qualitativo, consistiu na análise e interpretação dos dados coletados com alunas bolsistas e supervisores do Pibid, por meio do estudo de três categorias analíticas: mudanças nos professores da escola; mudanças nos alunos da escola; e mudanças na escola de uma forma geral. Essa investigação nos permitiu constatar que o Pibid constituiu uma forma de proporcionar aos alunos da licenciatura uma oportunidade de vivenciar a prática docente em um formato diferente dos estágios supervisionados, além de contribuir para que as escolas parceiras busquem uma prática em constante processo de reflexão e transformação que enriqueça a aprendizagem dos seus alunos. Entende-se, por fim, que o Pibid é um espaço de convivência, socialização de experiências e construção da identidade docente tanto para os alunos bolsistas, quanto para os professores da Educação Básica.


Palavras-chave


Pibid; escola; professores da Educação Básica

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art130

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