https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/issue/feed Revista Revera 2025-12-05T10:51:38-03:00 Roberto Taddei e Márcia Fortunato revera@veracruz.edu.br Open Journal Systems Revera escritos de criação literária do Instituto Vera Cruz https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/146 Leitura e escrita na educação literária: do Diário de Sebastião da Gama à escrita criativa 2025-12-04T15:58:48-03:00 Pedro Rosario revera@veracruz.edu.br <p>A literatura destaca-se na formação cultural e intelectual dos indivíduos como<br>uma “necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade,<br>porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza,<br>nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza” (Candido, 2011, p. 188). No contexto<br>educacional, o ensino da literatura ultrapassa a simples transmissão de conteúdos e datas<br>históricas, oferecendo um espaço privilegiado para o desenvolvimento do pensamento<br>criativo e analítico. Nesse cenário, a relação entre leitura e escrita emerge como um eixo<br>fundamental para potencializar o aprendizado literário (Cosson, 2014; Colomer, 2007).<br>A prática da escrita criativa, ao ser incorporada como método pedagógico, não apenas<br>incentiva a expressão individual dos estudantes, mas também fortalece a capacidade<br>de interpretar textos literários com maior profundidade. Este artigo busca explorar<br>como a leitura e a escrita, quando articuladas de forma criativa — como relatada<br>e feita pelo poeta e professor português Sebastião da Gama (2023) em seu Diário —,<br>podem transformar o ensino da literatura em um processo dinâmico e participativo,<br>promovendo o envolvimento ativo dos alunos e ampliando sua compreensão sobre as<br>possibilidades estéticas e culturais da palavra escrita.</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/147 Caminhos escritos: textos autobiográficos de pessoas trans em contexto terapêutico e literário 2025-12-04T16:01:01-03:00 Alexandre de La Palma Leite Poddis revera@veracruz.edu.br <p>A escrita autobiográfica carrega um potencial transformador: ao narrar-<br>se, o sujeito pode reorganizar experiências, revisitar memórias e<br>produzir sentidos para sua existência. Este artigo propõe uma reflexão<br>sobre a escrita de si realizada por pessoas trans em contexto terapêutico<br>e literário, a partir de experiências vividas em um ateliê de escrita<br>criativa promovido por uma instituição de acolhimento à população<br>trans em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa foi desenvolvida<br>como monografia de graduação em Letras, orientada pela Profa Dra Gisela<br>Anauate Bergonzoni, da Universidade Estadual de Campinas.</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/149 Há livros demais sendo escritos e publicados? 2025-12-04T22:20:49-03:00 Leonard Woolf revera@veracruz.edu.br Virginia Woolf revera@veracruz.edu.br Melba Cuddy-Keane revera@veracruz.edu.br Livia Lakomy revera@veracruz.edu.br <p>A transmissão radiofônica de Leonard Woolf e Virginia Woolf bem<br>como um trecho da carta de Leonard Woolf a Lance Sieveking são aqui<br>reproduzidos com a permissão da Society of Authors, na qualidade de<br>representante literária do espólio de Leonard Woolf e do espólio de<br>Virginia Woolf.</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/150 O fogo e as palavras: contra a literatura mediana 2025-12-04T22:24:33-03:00 Noemi Jaffe revera@veracruz.edu.br <p>O tema que me mobiliza e entusiasma e que sugeri para esta fala é:<br>como a literatura pode resistir a uma tendência bastante generalizada à<br>medianização, ou talvez, sem eufemismos, sua “mediocrização”. E gostaria<br>de sugerir, justamente como medida de resistência, a imagem do<br>“fogo”.</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/151 Quem tem medo da não ficção 2025-12-04T22:26:24-03:00 Ingrid Fagundez revera@veracruz.edu.br <p>Seria ilusório — e muito provavelmente errôneo — dizer que nunca<br>se discutiram tanto quanto hoje os limites entre verdade e mentira,<br>ficção e realidade, memória e invenção. Um breve olhar para a história<br>da literatura revela que essas fronteiras sempre foram debatidas, analisadas,<br>pensadas, em maior ou menor medida.</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/153 Boa sorte 2025-12-04T22:31:23-03:00 Vanms revera@veracruz.edu.br 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/154 o que fazer com a língua 2025-12-04T22:32:03-03:00 Manuela Buk revera@veracruz.edu.br 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/155 A visita 2025-12-04T22:32:54-03:00 Sandra de Castro revera@veracruz.edu.br 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/156 Lançamentos sobre escrita criativa no Brasil (2024-2025) 2025-12-04T22:33:39-03:00 Revista Revera revera@veracruz.edu.br <p>Lançamentos sobre escrita criativa no Brasil (2024-2025).</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistarevera/index.php/revera/article/view/157 Editorial 2025-12-04T22:44:44-03:00 Os editores revera@veracruz.edu.br <p>A nona edição da Revera – escritos de criação literária reafirma o compromisso do Instituto Vera Cruz com o estudo, a prática e a reflexão crítica sobre a escrita criativa no Brasil e em língua portuguesa.<br />Desde sua criação, a revista tem se constituído em um espaço de interlocução entre pesquisa, docência e prática autoral, reunindo textos que investigam a escrita em seus múltiplos contextos. O que propomos com a publicação é sustentar um campo de discussão em torno de como se aprende, se ensina e se compreende a escrita. Especificamente, a escrita criativa. Esta edição reúne ensaios, artigos e conferência que apontam para uma pergunta recorrente em nosso curso e em nosso campo: de que modo a escrita se torna uma forma de pensar o mundo e, simultaneamente, de transformá-lo?</p> 2025-12-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Revera