Programa de Especialização Docente em Matemática

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Matemática oferecido pelo Instituto Vera Cruz. O curso é fruto de uma parceria com o Centro Lemann da Faculdade de Educação da Universidade Stanford, sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do Step (Stanford Teacher Education Program). Os módulos do curso foram desenhados segundo um conjunto de princípios que visam a coerência curricular, o ensino centrado no estudante, a construção de salas de aula equitativas e altas expectativas. O currículo estrutura-se nas dimensões acadêmica e clínica. Cada participante conta com um profissional (mentor) que orienta a realização de suas atividades e acompanha sua atuação em sala de aula. Por conta disso, será necessária a filmagem e envio de situações didáticas de cada participante propostas em sala. O curso de pós-graduação em especialização docente em Matemática será certificado pelo Instituto Vera Cruz.

Objetivos: Entender o processo de aprendizado da Matemática como uma atividade social que requer troca de ideias, debate e escuta. Refletir sobre condições que qualificam as interações entre os alunos a fim de promover a equidade em sala de aula. Vivenciar e planejar atividades investigativas para desenvolver propostas de ensino voltadas para a construção do sentido dos conhecimentos matemáticos. Apropriar-se de um conjunto de pressupostos teóricos a fim de intervir e rever sua prática em sala de aula.

Módulo 1 – Introdução

Neste primeiro módulo, os participantes conhecerão os princípios e fundamentos da metodologia PED, centrada na estreita relação entre teoria e prática, na coerência curricular, na equidade e na conexão entre universidade e escola.

Módulo 2 – Gestão e Organização da Sala de Aula

Este módulo tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral sobre gestão e organização de sala de aula, compreendendo-a como a criação de um ambiente capaz de sustentar oportunidades de aprendizagem desafiadoras e equitativas.

Módulo 3 – Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante

Por meio de um projeto de estudo de caso, os participantes aprenderão como observar de perto uma criança ou adolescente em desenvolvimento. Também será objeto desse projeto propiciar a conexão entre as leituras sobre o desenvolvimento físico, moral, emocional, social e cognitivo e o que o professor/a participante aprender em suas observações.

Módulo 4 – Salas de Aula Heterogêneas – Trabalho em Grupo

Este módulo é dirigido para o planejamento de atividades voltadas para o trabalho em grupo que favoreçam a construção de conhecimento dentro de uma situação coletiva, a interação entre os estudantes, o entendimento conceitual, o domínio do conteúdo e o desenvolvimento da linguagem. Será abordado também como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros de grupos.

Módulo 5 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I

Este é o primeiro módulo de uma sequência de três, focados no planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. Os participantes aprenderão a ensinar Matemática para a construção de sentidos, por meio de leituras recomendadas, debates em sala de aula, atividades ricas em conteúdo matemático, planejamento de aulas e tarefas a serem postas em prática na escola.

Módulo 6 – Planejando o Currículo

Este módulo é voltado para o aprofundamento de conhecimentos e práticas sobre o planejamento de currículo, por meio do processo de planejamento reverso. Ao longo das aulas, analisaremos planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber. Também discutiremos como o planejamento das avaliações é fundamental para identificar a compreensão dos conceitos e habilidades aprendidas.

Módulo 7 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática II

Este é o segundo módulo voltado para o planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. Serão retomados, aprofundados e sistematizados os temas específicos da Matemática tratados anteriormente, o planejamento de aulas e a organização do trabalho em grupo.

Módulo 8 – Avaliação da, para e como Aprendizagem

Este módulo aborda estratégias para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos na sala de aula. Um sistema de avaliação com essas características consiste em múltiplas ferramentas de avaliação, alinhadas com os objetivos curriculares e instrucionais.

Módulo 9 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III

Este é o terceiro e último módulo voltado para o planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. A primeira parte do módulo é dedicada ao desenvolvimento de estratégias para a organização de discussões matemáticas em sala de aula. A segunda parte tem como foco o estudo o ensino de temas específicos da Matemática da Educação Básica, dentre eles o pensamento algébrico, o raciocínio proporcional e o raciocínio probabilístico.

Módulo 10 – Portfólio

Corpo docente