Programa de Especialização Docente em Matemática

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Matemática oferecido pelo Instituto Vera Cruz. O curso é fruto de uma parceria com o Centro Lemann da Faculdade de Educação da Universidade Stanford, sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do Step (Stanford Teacher Education Program). Os módulos do curso foram desenhados segundo um conjunto de princípios que visam a coerência curricular, o ensino centrado no estudante, a construção de salas de aula equitativas e altas expectativas. O currículo estrutura-se nas dimensões acadêmica e clínica. Cada participante conta com um profissional (mentor) que orienta a realização de suas atividades e acompanha sua atuação em sala de aula. Por conta disso, será necessária a filmagem e envio de situações didáticas de cada participante propostas em sala. O curso de pós-graduação em especialização docente em Matemática será certificado pelo Instituto Vera Cruz.

Objetivos: Entender o processo de aprendizado da Matemática como uma atividade social que requer troca de ideias, debate e escuta. Refletir sobre condições que qualificam as interações entre os alunos a fim de promover a equidade em sala de aula. Vivenciar e planejar atividades investigativas para desenvolver propostas de ensino voltadas para a construção do sentido dos conhecimentos matemáticos. Apropriar-se de um conjunto de pressupostos teóricos a fim de intervir e rever sua prática em sala de aula.

Processo seletivo 2019

Opções de data da prova:

. Sábado, 10 de novembro de 2018, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 1º de dezembro de 2018, das 9h00 às 12h00

. Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019, das 19h00 às 22h00

Valor da inscrição: R$ 120,00

Leitura prévia necessária: Como despertar o potencial das crianças para Matemática (Jo Boaler) – Clique aqui para baixar o texto. Ele poderá ser utilizado para consulta durante o processo de seleção.

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 08/11/2018, para a opção de prova no dia 10/11/2018; até 29/11/2018, para a opção de prova no dia 01/12/2018; e até 17/01/2019, para a opção de prova no dia 21/01/2019.

. Qual o local de prova?

Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?

Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?

O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?

Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?

Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?

Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?

O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 20 alunos.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?

Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?
Sim, para este curso são oferecidas 10 bolsas de desconto de 25% no valor da mensalidade. As bolsas são destinadas prioritariamente a profissionais da rede pública e são concedidas por ordem de chegada da inscrição.Caso a turma em questão não conte com 10 profissionais dessas redes, as bolsas restantes serão ofertadas a outros matriculados, sempre considerando a ordem de inscrição.

. Como é feito o pagamento deste curso?
O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas de mensalidade, sendo a primeira em março de 2019. O curso se encerrará em setembro de 2020 e, após essa data, as mensalidades continuarão sendo cobradas, até fevereiro de 2021, quando ocorrerá a quitação da última das 24 parcelas. O valor da mensalidade será reajustado a cada início de ano.

 

Disciplinas

Módulo 1 – Introdução

Neste primeiro módulo, os participantes conhecerão os princípios e fundamentos da metodologia PED, centrada na estreita relação entre teoria e prática, na coerência curricular, na equidade e na conexão entre universidade e escola.

Módulo 2 – Gestão e Organização da Sala de Aula

Este módulo tem como objetivo oferecer aos participantes uma visão geral sobre gestão e organização de sala de aula, compreendendo-a como a criação de um ambiente capaz de sustentar oportunidades de aprendizagem desafiadoras e equitativas.

Módulo 3 – Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante

Por meio de um projeto de estudo de caso, os participantes aprenderão como observar de perto uma criança ou adolescente em desenvolvimento. Também será objeto desse projeto propiciar a conexão entre as leituras sobre o desenvolvimento físico, moral, emocional, social e cognitivo e o que o professor/a participante aprender em suas observações.

Módulo 4 – Salas de Aula Heterogêneas – Trabalho em Grupo

Este módulo é dirigido para o planejamento de atividades voltadas para o trabalho em grupo que favoreçam a construção de conhecimento dentro de uma situação coletiva, a interação entre os estudantes, o entendimento conceitual, o domínio do conteúdo e o desenvolvimento da linguagem. Será abordado também como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros de grupos.

Módulo 5 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I

Este é o primeiro módulo de uma sequência de três, focados no planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. Os participantes aprenderão a ensinar Matemática para a construção de sentidos, por meio de leituras recomendadas, debates em sala de aula, atividades ricas em conteúdo matemático, planejamento de aulas e tarefas a serem postas em prática na escola.

Módulo 6 – Planejando o Currículo

Este módulo é voltado para o aprofundamento de conhecimentos e práticas sobre o planejamento de currículo, por meio do processo de planejamento reverso. Ao longo das aulas, analisaremos planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber. Também discutiremos como o planejamento das avaliações é fundamental para identificar a compreensão dos conceitos e habilidades aprendidas.

Módulo 7 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática II

Este é o segundo módulo voltado para o planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. Serão retomados, aprofundados e sistematizados os temas específicos da Matemática tratados anteriormente, o planejamento de aulas e a organização do trabalho em grupo.

Módulo 8 – Avaliação da, para e como Aprendizagem

Este módulo aborda estratégias para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos na sala de aula. Um sistema de avaliação com essas características consiste em múltiplas ferramentas de avaliação, alinhadas com os objetivos curriculares e instrucionais.

Módulo 9 – Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III

Este é o terceiro e último módulo voltado para o planejamento de currículo, avaliação, ensino e aprendizagem de Matemática. A primeira parte do módulo é dedicada ao desenvolvimento de estratégias para a organização de discussões matemáticas em sala de aula. A segunda parte tem como foco o estudo o ensino de temas específicos da Matemática da Educação Básica, dentre eles o pensamento algébrico, o raciocínio proporcional e o raciocínio probabilístico.

Módulo 10 – Portfólio

 

Corpo docente

Priscila Monteiro – coordenadora e docente

Ana Flávia Alonço Castanho – docente e tutora

Carla Milhossi – docente e tutora

Patrícia Sader Azevedo – docente e tutora

Raphael Ramunno Neto – docente e tutor