Literatura para Crianças e Jovens

A experiência de alteridade que a leitura literária pode proporcionar é fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática. Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais. A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada. Para isso, serão incorporadas à discussão questões relevantes, como as concepções de infância, as pesquisas didáticas em torno da mediação da leitura, a história da literatura produzida para crianças e jovens no Brasil e as políticas públicas de promoção da leitura.

(A partir de 2019, a pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica mudará de nome para Literatura para Crianças e Jovens.)

Processo seletivo | 2º semestre de 2021

Etapas

Está aberto o processo seletivo para as turmas de 2021, até o dia 3 de julho. A seleção acontece inteiramente de modo virtual. Veja, a seguir, como é o processo seletivo, passo a passo.

1. O/a candidato/a deve preencher o formulário de inscrição (neste link).

2. A Secretaria do Instituto Vera Cruz enviará um email com as instruções e o prazo para a realização de uma avaliação escrita. O email será enviado ao endereço eletrônico informado pelo/a candidato/a, no formulário; por isso, é muito importante certificar-se de que o endereço de email seja preenchido corretamente.

3. Após a análise do texto enviado, entraremos em contato por email para agendar uma breve entrevista com a Coordenação, que terá duração de no máximo 30 minutos e será feita em uma plataforma de encontros virtuais.

4. Os resultados serão divulgados por email ou por telefone.

 

Planejamento das atividades em função da pandemia da covid-19
A pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens é um curso de modalidade presencial. No entanto, por conta da pandemia da covid-19, aguardaremos as próximas orientações das autoridades públicas quanto ao funcionamento das instituições de Ensino Superior para definirmos o formato das aulas no 2º semestre de 2021 – presencial, virtual ou híbrido. A impossibilidade de realização de atividades presenciais não representa um impedimento para que as turmas de 2021 possam iniciar o curso, uma vez que dispomos de ambientes educacionais virtuais preparados para atender a todas as necessidades do ensino remoto. As aulas terão início no dia 7 de agosto.

 

 

Programa de bolsas

Critérios para oferecimento das bolsas no processo seletivo 2021:

. Profissionais da rede pública de educação e de redes conveniadas têm desconto de 15% no valor da mensalidade. Dentre os profissionais da rede pública de educação e de redes conveniadas matriculados no curso, os 10 primeiros a efetivarem a matrícula terão um desconto adicional de 10%. Dessa forma, essas pessoas serão contempladas com um desconto total de 25% no valor da mensalidade. Para obter o desconto, é necessário apresentar documento que comprove vínculo empregatício no ato da matrícula.

. Candidatos negros, pardos ou indígenas podem concorrer a bolsas de 80%. Para isso, é necessário preencher a autodeclaração de cor/raça no formulário de inscrição e ser aprovado/a na atividade avaliativa do processo seletivo. Esse desconto não é cumultativo com os descontos especificados no item. No caso de uma quantidade de candidatos maior que o número de bolsas disponíveis, o critério de desempate será a renda mensal, que deve ser comprovada por meio de apresentação de holerite, preferencialmente, ou de comprovantes bancários.

 

 

Disciplinas

As ementas completas das disciplinas serão oferecidas aos alunos matriculados no curso. A seguir, uma breve relação dos temas e conteúdos a serem tratados em cada uma delas.

 

A crítica literária e os livros para crianças e jovens

. Análises críticas de livros para crianças e jovens: como são construídas;

. Critérios de avaliação de obras literárias;

. Estratégias de comparação no estabelecimento de um ponto de vista crítico;

. Tensões entre crítica e mercado editorial.

 

As relações entre texto, imagem e materialidades no livro para crianças 

. O papel histórico das imagens no livro infantil;

. As ilustrações em distintos gêneros literários;

. O livro-imagem e o livro-álbum hoje: concepções e mediações;

. A imagem nos livros informativos.

 

Das narrativas clássicas aos contos contemporâneos

. Mitos, contos clássicos e contos de fadas;

. Tradição e ruptura;

. Narratividade;

. Literatura e transgressão;

. Conto e a leitura na contemporaneidade.

 

Didática do ensino superior

. Concepção construtivista de docência;

. A didática como disciplina articuladora;

. Características e desafios do Ensino Superior;

. A multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem.

 

História do livro e da literatura para crianças e jovens no Brasil

. Origens da literatura infantil e juvenil;

. Literatura e concepção de infância;

. O utilitário e o poético na literatura infantil e juvenil;

. A constituição do autor de livro infantil;

. Perspectivas da produção literária contemporânea destinada a esse público.

 

Introdução aos estudos literários

. Literatura e desdobramentos conceituais (cultura, gênero, leitor, autor, narrador, crítico);

. Literatura e sociedade;

. Especificidades do literário, representação e representações;

. Correntes críticas.

 

Metodologia de pesquisa

. Ciência, pesquisa e pós-graduação;

. Pesquisas empíricas e teóricas;

. Métodos de pesquisa qualitativa;

. Diretrizes para elaboração de uma monografia científica.

 

Poesia: a infância da linguagem

. Relações entre poesia e infância;

. A linguagem poética e seus atributos;

. A construção do poema: seleção e combinação;

. Formas poéticas verbais e não-verbais;

. Panorama crítico das publicações de poesia destinadas a crianças e jovens.

 

Políticas públicas de promoção da leitura para crianças e jovens

. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca no Brasil: histórico e atualidade;

. Panorama das políticas públicas de leitura em alguns países da América Latina e Europa;

. Das políticas públicas à formação do leitor: desafios e contribuições.

 

Práticas de leitura literária na escola 

. A construção de uma comunidade de leitores de literatura na escola;

. Organização de espaços de leitura;

. As diferentes modalidades organizativas para promover o encontro das crianças com o literário;

. Comportamentos leitores, propósitos e expectativas de leitura;

. As práticas de ler e contar histórias: especificidades;

. Os critérios de seleção de livros e as conversas apreciativas;

. Diferentes modalidades de leitura na escola: leitura pelo professor, leitura compartilhada, leitura pelo aluno, sessões simultâneas de leitura.

 

A mediação da leitura em bibliotecas

. Reconceitualização, modernização e contemporaneidade das bibliotecas;

. Diferentes espaços de acesso aos livros – bibliotecas escolares, comunitárias, públicas e particulares;

. Biblioteca como espaço privilegiado para formação de leitores;

. O profissional da biblioteca e a mediação da leitura.

 

Processos editoriais contemporâneos para o livro ilustrado: ficção e não-ficção

. Como diferentes visões sobre literatura e infância balizam escolhas editoriais

. Apresentação de processos editoriais para o livro ilustrado em seus mais variados formatos

. Estudos de caso para abordar aspectos doo universo da publicação para crianças e jovens

 

Corpo docente

Coordenação

Cristiane Tavares

Doutoranda em Educação pela Unifesp, mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, coordena o curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz. É coordenadora do Programa Myra – Juntos pela Leitura, uma parceria entre a Fundação SM e a CE Cedac. Atuou como jurada em diferentes prêmios literários, dentre eles: Barco a Vapor, da editora SM, Os 30 Melhores Livros Infantis, da revista Crescer e Destaques Emília. Participou do programa “Super Libris”, da TV Sesc, sob direção de José Roberto Torero, apresentando livros infantojuvenis. Como assessora pedagógica na área da leitura, trabalha com formação de professores, fazendo assessorias, cursos e oficinas em redes públicas e particulares de ensino. É autora de Quintais (2007) e Aos olhos do mar (2015) e integra a coletânea Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco (2018). Organizou, com a professora Telma Weisz, o livro Literatura e educação, pela editora Zouk (no prelo).

 

Professores

Clique no nome para visualizar o currículo.

Profa. Dra. Amanda Leal

Profa. Ma. Ana Paula Campos

Profa. Bel Santos Mayer

Prof. Dr. Me. Carlos Pires

Profa. Ma. Cristiane Tavares

Profa. Ma. Denise Guilherme

Profa. Ma. Érica de Faria Dutra

Profa. Dra. Ma. Isabel Lopes Coelho

Profa. Ma. Paula Stella

Profa. Dra. Ma. Geruza Zelnys

Profa. Ma. Lenice Bueno

Prof. Me. Ricardo Queiroz

Profa. Dra. Ma. Sandra Medrano

 

Professores convidados

Gabriela Romeu

Isabel Lopes Coelho

Magno Rodrigues Faria

Mell Brites

Odilon Moraes

Raquel Matsushita

Renato Moriconi

 

Depoimentos

Junte, numa receita: ótimos professores; colegas com práticas variadas; referenciais teóricos instigantes. Acrescente disposição para afinar a escuta e aprofundar-se como leitor, mediador e/ou formador. Coloque, como cobertura, uma visão crítica sobre o universo da leitura literária e adicione a cereja do bolo: vontade de aprender! Durante os dois anos do curso, deixe a experiência decantar: reflita, escreva, leia, aproveite para colher os frutos que encontrar pelo caminho e deguste as trocas com seus colegas e professores! (Isabel M. Ferreira é psicanalista, fundadora, gestora e formadora do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio.)

 

 

 

“Frequentar a pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens foi uma decisão consciente e acertada. Surgiu da paixão pela profissão e da busca pela transformação qualitativa do ensino público. Concluí a pós-graduação em Alfabetização em 2016, no Instituto Vera Cruz, e optei por dar continuidade às minhas pesquisas na mesma Instituição. O curso tem contribuído para o planejamento de uma rotina potencializadora na formação de alunos leitores dentro da unidade escolar em que atuo, e também tem possibilitado novas ações profissionais de formação docente, nas quais tenho o privilégio de atuar e compartilhar o que aprendo.” (Viviane Barros, 42, professora da rede municipal de ensino de São Paulo. Viviane é aluna do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

 

“Sempre fui apaixonada por literatura e sentia a necessidade de aprofundar meus conhecimentos, tanto para refinar meu olhar como para melhorar minha mediação em sala de aula. A pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens tem sido uma experiência incrível e desafiadora. As aulas, o corpo docente e os alunos proporcionam um verdadeiro alimento para a alma.” (Cibele Nair Rosa Erdmann, 34, professora do Ensino Fundamental 1 na rede privada de ensino. Cibele é aluna do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

 

“Tem sido uma satisfação participar da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens aos sábados. Os professores, de diferentes frentes da Educação e do mercado editorial, contribuem com suas experiências profissionais e sua formação diversificada. Para mim, foi a escolha certa e tem ajudado na seleção de livros para meus alunos de Ensino Fundamental II. Além da formação profissional, há uma preocupação teórica para subsidiar práticas conscientes e possibilitar o ingresso no mestrado ou em outros cursos de pós-graduação.” (Adriano Carvalho, 37, professor de Língua Portuguesa e diretor na rede municipal de ensino de São Paulo. Adriano é aluno do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

 

“Procurei o curso com o objetivo de me aperfeiçoar profissionalmente, enriquecer meu repertório e ampliar minha área de atuação. Acredito que a combinação teoria, mediação e crítica é muito importante para a formação de profissionais que se dedicam à promoção da leitura e à formação de crianças leitoras, não importa em que parte da cadeia do livro estes profissionais estejam. A diversidade de pessoas que o curso acolhe proporciona uma troca muito rica de olhares e experiências com o universo do livro e da criança. É surpreendente ver que a maneira como o curso foi construído e o envolvimento dos professores são capazes de mudar e amadurecer o nosso olhar leitor. É impossível sair de uma aula e olhar um livro como antes! Além da beleza que o novo contém, se apropriar deste olhar renovado e crítico é desafiador.” (Rita M. da Costa Aguiar, 42, editora de arte. Rita é aluna do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

 

“Minhas inquietações como bibliotecária escolar encontraram espaço, voz e ouvidos no curso Literatura para Crianças e Jovens. As disciplinas, a heterogeneidade da turma, a expertise do grupo docente, tudo converge para experiências ímpares de leitura, fazendo que minha prática profissional e pessoal estejam sempre evoluindo. Sinto que encontrei um curso que atende às minhas expectativas como leitora, mediadora e estudante. Um curso que me tira da minha zona de conforto e faz eu querer me aprofundar cada vez mais nesse universo.” (Cristiane Teixeira, 39, bibliotecária. Cristiane é aluna do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

 

 

 

“O curso Literatura para Crianças e Jovens me permitiu refinar o olhar para as práticas de leitura, principalmente dentro da sala de aula, lugar onde atuo, em que a mediação tem um espaço privilegiado. Após o início dos estudos, percebi uma movimentação crítica para a escolha do repertório e a ampliação do território a explorar. Além disso, o curso propiciou a reflexão acerca de um planejamento que contemple a apreciação literária e a escuta sobre o que as crianças e jovens sabem a respeito da literatura. Hoje me descobri um novo leitor e um novo professor.” (José Paulo F. dos Santos, 27, professor orientador de sala de leitura da rede municipal de ensino de São Paulo. José é aluno do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz.)

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo deste curso de pós-graduação?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 03/07/2021.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 20 alunos.

. Quando começam as aulas?

As aulas terão início no dia 7 de agosto de 2021.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?

Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?

Sim, profissionais da rede pública de educação e de redes conveniadas têm desconto de 15% no valor da mensalidade. Dentre os profissionais da rede pública de educação e de redes conveniadas matriculados no curso, os 10 primeiros a efetivarem a matrícula terão um desconto adicional de 10%. Dessa forma, essas pessoas serão contempladas com um desconto total de 25% no valor da mensalidade. Para obter o desconto, é necessário apresentar documento que comprove vínculo empregatício no ato da matrícula.

Adicionalmente, candidatos negros, pardos ou indígenas podem concorrer a bolsas de 80%. Para isso, é necessário preencher a autodeclaração de cor/raça no formulário de inscrição e ser aprovado/a na atividade avaliativa do processo seletivo. Esse desconto não é cumultativo com os descontos especificados no item. No caso de uma quantidade de candidatos maior que o número de bolsas disponíveis, o critério de desempate será a renda mensal, que deve ser comprovada por meio de apresentação de holerite, preferencialmente, ou de comprovantes bancários.

. Como é feito o pagamento deste curso?

O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas de mensalidade. A cobrança é de agosto de 2021 a julho de 2023 e o valor da mensalidade será reajustado a cada início de ano.