Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância

O curso tem como foco a interação das crianças no âmbito educacional e destas com os professores, dentre outros profissionais. A partir da observação, do registro e da análise de situações práticas, as aulas buscam aprofundar o conhecimento sobre as aprendizagens e os processos de desenvolvimento nos ambientes educacionais coletivos da primeira infância. O curso trata da perspectiva do desenvolvimento da criança em sua integralidade, tomando como referências metodológicas a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática, a análise de políticas públicas e projetos curriculares voltados a essa população, além da investigação de abordagens mais atuais para a educação infantil.

Disciplinas

A construção social da criança

Brincadeira e atividade de bebês e crianças pequenas

Bebês e crianças nos espaços educativos: famílias e escolas

Saúde e cuidados especiais na infância

Experiências na primeira infância com a linguagem verbal

Experiências na primeira infância com teatro, música, artes visuais e corporeidade

Experiências na primeira infância com o mundo social e da natureza

Experiências na primeira infância com números, medidas, relações, espaço e tempo

Modelos curriculares de educação infantil em diferentes países

Planejamento dos ambientes de aprendizagem

Profissionalidade na atuação com a primeira infância

Acompanhamento das aprendizagens e do desenvolvimento na primeira infância

Oficina de monografia

Atividades complementares obrigatórias

Práticas culturais e investigativas

Seminários avançados

 

Corpo docente

Profa. Dra. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (coordenadora e docente)

Profa. Dra. Marisa Vasconcelos Ferreira (coordenadora e docente)

Profa. Ma. Ana Lúcia Antunes Bresciane

Profa. Ma. Andréa Luize

Profa. Dra. Damaris Gomes Maranhão

Profa. Dra. Maria Paula Vignola Zurawski

Profa. Ma. Maria Priscila Bacellar Monteiro

Profa. Ma. Maria Teresa Venceslau de Carvalho