Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância

O curso tem como foco a interação das crianças no âmbito educacional e destas com os professores, dentre outros profissionais. A partir da observação, do registro e da análise de situações práticas, as aulas buscam aprofundar o conhecimento sobre as aprendizagens e os processos de desenvolvimento nos ambientes educacionais coletivos da primeira infância. O curso trata da perspectiva do desenvolvimento da criança em sua integralidade, tomando como referências metodológicas a interdisciplinaridade, a articulação entre teoria e prática, a análise de políticas públicas e projetos curriculares voltados a essa população, além da investigação de abordagens mais atuais para a educação infantil.

Processo seletivo 2020

Opções de data da prova:

. Sábado, 30 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 14 de dezembro, das 9h00 às 12h00

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 29/11/2019, para a opção de prova no dia 30/11/2019 e até 13/12/2019, para a opção de prova no dia 14/12/2019.

. Qual o local de prova?

Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?

Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?

O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?

Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?

Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?

Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?

O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 20 alunos.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?

Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?
Sim, para este curso são oferecidas 10 bolsas de desconto de 25% no valor da mensalidade. As bolsas são destinadas prioritariamente a profissionais da rede pública e são concedidas por ordem de chegada da inscrição.Caso a turma em questão não conte com 10 profissionais dessas redes, as bolsas restantes serão ofertadas a outros matriculados, sempre considerando a ordem de inscrição.

. Como é feito o pagamento deste curso?
O pagamento do curso é dividido em 24 parcelas de mensalidade. A cobrança é de março de 2019 a fevereiro de 2021 e o valor da mensalidade será reajustado a cada início de ano.

A construção social da criança

Brincadeiras e interações de bebês e crianças

Bebês e crianças nos espaços educativos: famílias e escolas

Saúde e cuidados especiais na infância