Didática da Matemática

Processo seletivo 2019

Opções de data da prova:

. Sábado, 10 de novembro de 2018, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 1º de dezembro de 2018, das 9h00 às 12h00

. Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019, das 19h00 às 22h00

 

Valor da inscrição: R$ 120,00

 

Leitura prévia necessária: Aprendendo (com) a resolução de problemas (Roland Charnay) – Clique aqui para baixar o texto. Ele poderá ser utilizado para consulta durante a prova.

 

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 08/11/2018, para a opção de prova no dia 10/11/2018; até 29/11/2018, para a opção de prova no dia 01/12/2018; e até 17/01/2019, para a opção de prova no dia 21/01/2019.

. Qual o local de prova?

Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?

Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?

O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?

Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?

Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?

Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?

O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 20 alunos.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?

Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?
Sim, para este curso são oferecidas 10 bolsas de desconto de 25% no valor da mensalidade. As bolsas são destinadas prioritariamente a profissionais da rede pública e são concedidas por ordem de chegada da inscrição.Caso a turma em questão não conte com 10 profissionais dessas redes, as bolsas restantes serão ofertadas a outros matriculados, sempre considerando a ordem de inscrição.

. Como é feito o pagamento deste curso?
O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas de mensalidade. A cobrança é de março de 2019 a agosto de 2021 e o valor da mensalidade será reajustado a cada início de ano.

 

Disciplinas

Fundamentos da Didática da Matemática

A disciplina discorre sobre algumas teorias didáticas e aportes conceituais fundamentais para interpretar fenômenos usuais do ensino da Matemática.

Epistemologia do Conhecimento Matemático

A disciplina tem como finalidade discutir contribuições da teoria de Piaget aos processos de ensino e da aprendizagem da Matemática, como a gênese do número e dos conhecimentos espaciais e geométricos para o aluno.

Currículos de Matemática

A disciplina propõe uma análise histórica das transformações e concepções acerca de decisões curriculares na área de Matemática para os anos iniciais da escolaridade.

Conhecimentos espaciais e geométricos

A disciplina propõe um percurso de estudo, análise e tematização da prática sobre a construção dos conhecimentos espaciais e geométricos na Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental. As atividades relacionadas a grandezas e medidas serão tratadas na integração com noções geométricas.

Números e sistema de numeração: sua aprendizagem e seu ensino nos anos iniciais.

Nesta disciplina, analisaremos o ensino e a aprendizagem dos números e do sistema de numeração no início da escolaridade. Estudaremos as características de nosso sistema de numeração e seu desenvolvimento histórico. Nos apoiaremos em estudos atuais sobre as ideias infantis acerca do sistema de numeração e em investigações didáticas que contribuem para o planejamento de sequências de ensino.

Números racionais

A disciplina tem como objetivo refletir sobre o ensino dos números racionais nos anos finais do Ensino Fundamental I. Serão tratados temas como: rupturas entre números naturais e racionais, obstáculos de origem epistemológica e de origem didática, estudos psicológicos e didáticos sobre esse campo numérico, além de diferentes tipos de problemas que envolvem números racionais e a intersecção com o ensino da probabilidade.

Operações e pensamento algébrico I

A disciplina analisará o ensino das operações nos anos iniciais da escolaridade. A intenção é refletir a respeito de critérios fundamentados na Didática da Matemática para examinar, organizar e selecionar propostas educacionais que contribuam para a aquisição de conhecimentos. Discutiremos o trabalho com diferentes estratégias, dificuldades e erros das crianças; o papel das intervenções docentes para promover o avanço das estratégias empregadas pelas crianças e a reorganização constante e progressiva de seus conhecimentos.

Operações e pensamento algébrico II

A disciplina pretende aprofundar os conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem relativos às operações; refletir sobre o trabalho com estas nos anos finais do Ensino Fundamental I e explorar as conexões com o pensamento algébrico.

Metodologia de pesquisa

A disciplina versará sobre a natureza do processo de produção de conhecimento científico. Serão estudadas e analisadas diferentes metodologias de pesquisa em Didática da Matemática, bem como diretrizes para a elaboração da escrita de um artigo científico.

Didática do Ensino Superior

A disciplina discutirá os seguintes temas: diferentes papéis do professor e diversidade de respostas dos alunos; diversidade de estratégias formativas em Didática da Matemática e características e desafios do Ensino Superior.

Corpo docente

Clique no nome para visualizar o currículo.

Profa. Ma. Priscila Monteiro (coordenadora e docente)

Profa. Ma. Ana Flávia Alonço Castanho

Profa. Ma. Camilla Schiavo Ritzmann

Profa. Ma. Carla Naíra Milhossi

Profa. Ma. Ivonildes Milan

Prof. Dr. Lino de Macedo

Prof. Dr. Wagner Palanch

 

Vídeos