Didática da Matemática

Disciplinas

Fundamentos da Didática da Matemática

A disciplina discorre sobre algumas teorias didáticas e aportes conceituais fundamentais para interpretar fenômenos usuais do ensino da Matemática.

Epistemologia do Conhecimento Matemático

A disciplina tem como finalidade discutir contribuições da teoria de Piaget aos processos de ensino e da aprendizagem da Matemática, como a gênese do número e dos conhecimentos espaciais e geométricos para o aluno.

Currículos de Matemática

A disciplina propõe uma análise histórica das transformações e concepções acerca de decisões curriculares na área de Matemática para os anos iniciais da escolaridade.

Conhecimentos espaciais e geométricos

A disciplina propõe um percurso de estudo, análise e tematização da prática sobre a construção dos conhecimentos espaciais e geométricos na Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental. As atividades relacionadas a grandezas e medidas serão tratadas na integração com noções geométricas.

Números e sistema de numeração: sua aprendizagem e seu ensino nos anos iniciais.

Nesta disciplina, analisaremos o ensino e a aprendizagem dos números e do sistema de numeração no início da escolaridade. Estudaremos as características de nosso sistema de numeração e seu desenvolvimento histórico. Nos apoiaremos em estudos atuais sobre as ideias infantis acerca do sistema de numeração e em investigações didáticas que contribuem para o planejamento de sequências de ensino.

Números racionais

A disciplina tem como objetivo refletir sobre o ensino dos números racionais nos anos finais do Ensino Fundamental I. Serão tratados temas como: rupturas entre números naturais e racionais, obstáculos de origem epistemológica e de origem didática, estudos psicológicos e didáticos sobre esse campo numérico, além de diferentes tipos de problemas que envolvem números racionais e a intersecção com o ensino da probabilidade.

Operações e pensamento algébrico I

A disciplina analisará o ensino das operações nos anos iniciais da escolaridade. A intenção é refletir a respeito de critérios fundamentados na Didática da Matemática para examinar, organizar e selecionar propostas educacionais que contribuam para a aquisição de conhecimentos. Discutiremos o trabalho com diferentes estratégias, dificuldades e erros das crianças; o papel das intervenções docentes para promover o avanço das estratégias empregadas pelas crianças e a reorganização constante e progressiva de seus conhecimentos.

Operações e pensamento algébrico II

A disciplina pretende aprofundar os conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem relativos às operações; refletir sobre o trabalho com estas nos anos finais do Ensino Fundamental I e explorar as conexões com o pensamento algébrico.

Metodologia de pesquisa

A disciplina versará sobre a natureza do processo de produção de conhecimento científico. Serão estudadas e analisadas diferentes metodologias de pesquisa em Didática da Matemática, bem como diretrizes para a elaboração da escrita de um artigo científico.

Didática do Ensino Superior

A disciplina discutirá os seguintes temas: diferentes papéis do professor e diversidade de respostas dos alunos; diversidade de estratégias formativas em Didática da Matemática e características e desafios do Ensino Superior.

Corpo docente

Clique no nome para visualizar o currículo.

Profa. Ma. Priscila Monteiro (coordenadora e docente)

Profa. Ma. Ana Flávia Alonço Castanho

Profa. Ma. Camilla Schiavo Ritzmann

Profa. Ma. Carla Naíra Milhossi

Profa. Ma. Ivonildes Milan

Prof. Dr. Lino de Macedo

Prof. Dr. Wagner Palanch

 

Vídeos