As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

Considerando que o desenvolvimento da autonomia moral é uma meta importante para a educação e que a escola constitui local propício para o desenvolvimento das diversas relações de colaboração e cooperação, pretende-se, neste curso, estudar esta dimensão das relações educativas, tão necessária para a realização de um trabalho construtivo na escola, para a melhoria das interações sociais e para um maior favorecimento do desenvolvimento socioafetivo das crianças e adolescentes, assim como compreender a organização de um Plano de Convivência em níveis institucionais. De acordo com essa perspectiva, além da vivência, é preciso oferecer nas escolas um espaço sistematizado em que a moralidade se torne objeto de apropriação racional, com professores formados para desenvolver propostas que favoreçam a construção das competências socioemocionais e dos valores morais e a qualidade da convivência escolar.

(A partir de 2019, a pós-graduação A Convivência Ética na Escola mudará de nome para As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética.)

Processo seletivo 2020

Opções de data da prova:

. Sábado, 30 de novembro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 14 de dezembro, das 9h00 às 12h00

. Segunda-feira, 27 de janeiro, das 19h00 às 22h00

. Sábado, 1 de fevereiro, das 9h00 às 12h00

. Sábado, 15 de fevereiro, das 9h00 às 12h00

 

Perguntas frequentes

. Como faço a inscrição para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação?

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto.

. Até quando posso me inscrever no processo seletivo?

As inscrições podem ser realizadas até 29/11/2019, para a opção de prova no dia 30/11/2019, até 13/12/2019, para a opção de prova no dia 14/12/2019, até 26/01/2020, para a opção de prova no dia 27/01/2020, até 31/01/2020, para a opção de prova no dia 01/02/2020, e até 14/02/2020, para a opção de prova no dia 15/02/2020.

. Qual o local de prova?

Todas as provas serão realizadas no Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo). Está localizado próximo à estação Imperatriz Leopoldina, da CPTM.

. Há estacionamento no local?

Não há estacionamento, mas há vagas na rua e estamos perto da estação Imperatriz Leopoldina da CPTM.

. Qual o melhor horário para eu chegar ao local da prova?

O candidato deverá estar no local de realização das provas com antecedência de meia hora.

. Que tipo de material posso levar para fazer a prova?

Somente uma caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

. O que não é permitido levar ou usar no local de prova?

Não será permitido ao candidato, no local de realização de provas e durante a aplicação destas, portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, relógio, agenda eletrônica, notebook, receptor, gravador, calculadora) que possibilitem comunicação ou consulta. O descumprimento dessa determinação implicará advertência ou eliminação do candidato. O Instituto Vera Cruz não se responsabilizará pela guarda e manutenção de qualquer aparelho ou equipamento pertencente ao candidato.

. Caso tenha sido roubado ou perdido o meu documento de identidade e/ou comprovante de inscrição, como devo proceder?

Você poderá apresentar qualquer documento original com foto. Se não tiver, faça um boletim de ocorrência (B.O.) e providencie uma segunda via do documento de identidade.

. Caso eu não consiga comparecer no dia da prova, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria de Atendimento do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Poderei entrar com recurso contra o resultado da prova?

Não. O processo seletivo dos cursos de pós-graduação tem formato e características próprias para cada curso. Assim, não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado do processo seletivo.

. Sou portador de necessidades especiais, necessito de espaço apropriado no dia da prova. Como proceder?

O candidato portador de deficiência, com comprovada necessidade de atendimento especial, de acordo com a lei n. 7.853, de 24/10/1989 e o art. 27, incisos i e ii do decreto 3.298, de 20/12/1999, poderá solicitar com 10 (dez) dias de antecedência, condição especial para a realização das provas, mediante preenchimento de requerimento para atendimento diferenciado, disponível na Secretaria Acadêmica do Instituto Vera Cruz. O candidato portador de deficiência, solicitante de tratamento diferenciado, deverá anexar ao formulário de requerimento um laudo médico, com indicação do tipo de deficiência do qual é portador e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. No requerimento, deverá constar o nome do médico que forneceu o atestado, telefone para contato e o CRM do profissional.

. Existe um número mínimo de inscritos para abrir turma?

Sim, 20 alunos.

. Posso cancelar a matrícula depois de paga?

A desistência da matrícula deverá ser formalizada por meio de requerimento próprio da IES, até 2 dias antes do início das aulas, e será restituído 70% do valor pago na matrícula.

. Se eu não for aprovado, posso fazer a prova novamente em outra data?

Não. Você deverá candidatar-se para próximos processos seletivos no Instituto Vera Cruz.

. Posso fazer a inscrição para um curso de pós-graduação e depois mudar de curso?

Excepcionalmente no caso de não se formar turma no curso escolhido, o candidato poderá optar por outro curso, desde que haja vagas disponíveis e que o resultado da sua prova seja satisfatório para cursar a outra pós-graduação de interesse, decisão tomada pela Coordenação da Comissão do Processo Seletivo.

. O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo para este curso?
Sim, para este curso são oferecidas 10 bolsas de desconto de 25% no valor da mensalidade. As bolsas são destinadas prioritariamente a profissionais da rede pública e são concedidas por ordem de chegada da inscrição.Caso a turma em questão não conte com 10 profissionais dessas redes, as bolsas restantes serão ofertadas a outros matriculados, sempre considerando a ordem de inscrição.

. Como é feito o pagamento deste curso?
O pagamento do curso é dividido em 30 parcelas de mensalidade. A cobrança é de março de 2020 a agosto de 2022 e o valor da mensalidade será reajustado a cada início de ano.

 

Disciplinas

Módulo I – Pressupostos Teóricos que Subsidiam a Prática Educativa

 

Relações Interpessoais na Escola

A disciplina inaugural do curso instaura a problemática das relações interpessoais na escola e trata da dificuldade em se trabalhar com ela de maneira adequada: com intencionalidade, buscando estratégias preventivas e interventivas. Além disso, apresenta as recentes pesquisas da temática da convivência ética, contemplando aspectos da pós-modernidade, suas mudanças de paradigma e as relações estabelecidas com valores morais.

 

Desenvolvimento Cognitivo

A disciplina estuda o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget, além de refletir sobre como esse processo se articula com o desenvolvimento moral. Serão analisados, durante as aulas, os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento do ser humano.

 

Desenvolvimento Moral

Aqui serão tratados os fundamentos da teoria construtivista piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil e as características da criança e do adolescente. A disciplina terá como temas de estudo: as tendências morais e o processo de desenvolvimento;  as relações de respeito unilateral e mútuo; a evolução da noção de justiça e de regras; Kohlberg e os estágios do desenvolvimento moral, a moralidade, a cognição e a afetividade; a construção da personalidade ética; autorregulação: vergonha e culpa; as dimensões da instituição educativa e o trabalho com o desenvolvimento moral. Será analisada, também, a importância de um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento da autonomia nas diversas dimensões da instituição educativa com auxílio de dilemas morais.

 

Comunicação Construtiva

A disciplina propõe o estudo da influência de uma linguagem construtiva na relação professor-aluno e escola-família. As aulas, também, analisarão como a compreensão que a linguagem utilizada na relação com o sujeito influencia na construção de uma autoestima positiva. Além disso, serão debatidos, durante as aulas, os tipos de mensagem que, geralmente, se estabelecem nas relações interpessoais e as técnicas da linguagem descritiva (mensagem-eu e escuta ativa), bem como o reconhecimento da importância do elogio descritivo, as consequências do elogio valorativo e a assertividade em uma comunicação construtiva.

 

Desenvolvimento Afetivo

A disciplina apresenta os aspectos que compõem a natureza afetiva do psiquismo humano em sua gênese. Tais características participam da construção da identidade à luz da teoria piagetiana e das teorias para a compreensão da dimensão afetiva da moral e que a distinguem como “ética”. Serão temas de análise, ainda: as relações entre inteligência e afetividade; os estágios do desenvolvimento afetivo; os sentimentos que participam da construção da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola.

 

Ambiente Cooperativo

Esta disciplina abrange o estudo das características de um ambiente sociomoral cooperativo, os procedimentos pedagógicos que o compõem e a influência deste tipo de ambiente para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. Serão analisadas, nas aulas, as experiências bem-sucedidas e suas tecnologias; o trabalho com a pedagogia de projetos; o gerenciamento de sala de aula e as relações interpessoais, assim como a autoridade do professor. Será tratada, também, a compreensão da importância das experiências vivenciadas em tal ambiente, para a formação sociomoral do sujeito.

 

Clima Escolar / Avaliação Formativa

 

Serão temas de estudo, nesta disciplina: o conhecimento do clima escolar, o que o compõe, qual é sua importância para a melhoria das relações de convivência, como se avalia o clima escolar e como usar os resultados de tal avaliação para traçar metas e planos de trabalho em virtude de uma convivência ética.

Além disso, as aulas versarão sobre os seguintes temas: a avaliação numa perspectiva processual, como apoio à aprendizagem; o uso de instrumentos avaliativos adequados à proposta do curso, rubricas e portifólio e a compreensão do uso abusivo das avaliações no ambiente escolar.

 

Módulo II: as Ações Preventivas, Intervenções e Curativas na Convivência Escolar

 

Os Conflitos Interpessoais

Nesta disciplina, serão analisados os conflitos interpessoais na escola, em uma perspectiva construtivista, e os procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, bem como suas consequências na formação sociomoral das crianças e adolescentes. As aulas versarão, também, sobre a gênese dos conflitos entre crianças e adolescentes e suas causas e estratégias, como a discussão de conflitos hipotéticos e suas finalizações.

 

Regras e Assembleias na Escola

A disciplina trata dos seguintes temas:  a necessidade de normas e os procedimentos de legitimação que devem preservar e propiciar, ao sujeito, o respeito por si próprio e pelo outro; o processo de legitimação e obediência às normas; os princípios norteadores para a formulação de regras; as regras não negociáveis e as regras negociáveis, bem como a necessidade de coerência e regularidade. Será analisado, também, o passo a passo para implantação das assembleias, na escola, como prática moral que sustenta o alicerce de um ambiente democrático, onde o diálogo e a cooperação são fundamentais.

 

Problemas de Convivência: Indisciplina, Incivilidade, Transgressão, Bullying e Outras Violências

Esta disciplina pretende estimular reflexões sobre as manifestações perturbadoras no ambiente escolar e discussões sobre conceitos como indisciplina (ruptura do contrato pedagógico), incivilidade (provocação e reação ao comportamento perturbador) e transgressão (descumprimento das regras escolares). Ainda, serão esclarecidas questões sobre manifestações agressivas, a violência e suas dimensões psicológicas e a violência provocada pelo fenômeno do bullying, suas características, intervenções durante e após agressões, por meio de protocolo específico.

 

Mediação de Conflitos

Os conflitos entre poucos envolvidos pedem uma abordagem privada como, por exemplo, mediações ou círculos restaurativos. Trata-se de protocolos pós-conflito em que as partes envolvidas, apoiadas por um mediador, têm a intenção de se expressarem e de escutarem umas às outras, além de reconhecerem suas escolhas e responsabilidades para chegarem a um acordo.  Tais mediações têm como objetivo restaurar as relações de forma não punitiva, tendo como princípios norteadores o diálogo, a responsabilização pelas atitudes, a disponibilidade para ouvir e considerar as necessidades e os sentimentos envolvidos.

 

Direitos Humanos / Agressões Virtuais e a Educação Digital

A disciplina busca debater acerca dos direitos humanos universais e da transposição no cotidiano escolar, para garantir uma convivência democrática e as contribuições do professor na sala de aula, visando o fomento dos direitos humanos. Além disso, serão temas de estudo os riscos decorrentes do uso da internet e as manifestações violentas presentes no ciberespaço, tais como: sexting, linchamento, ciberassédio, cyberbullying, stalking, trolagem, “vingança pornô”, pedofilia e shaming. Serão analisados, também, o trabalho com a educação digital e estratégias para prevenção desse tipo de agressão; conteúdos programáticos, como segurança, privacidade, vício em internet, perda de controle e manipulação do conteúdo online e consequências do mau uso da internet e das ações no meio virtual etc.

 

Práticas Morais e as Competências Socioemocionais

Durante as aulas, haverá discussões acerca do conceito de competências socioemocionais e práticas morais, com ampliação para a perspectiva de um trabalho de educação moral.  O debate terá como objetivo conhecer e reconhecer as diferentes categorias de competências socioemocionais e práticas morais. Dentre os temas discutidos estão: competências socioemocionais e a BNCC: como a convivência ética atua; tipos de práticas: o trabalho com filmes, autoimagem, teatro e role playing; histórias da literatura; conflitos hipotéticos; jogos para a expressão dos sentimentos; clarificação de valores; narrativas morais; autobiografia; entrevistas pessoais e sessão de debates.

 

Metodologia do Trabalho Científico

A disciplina versa sobre o estudo do trabalho em linguagem acadêmica, a delimitação de problema de pesquisa e a pesquisa em plataformas científicas. Além disso, as aulas tratarão da normatização de texto e dos eixos norteadores para a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso, que deve ser apresentado para aquisição do título de especialista.

 

Meio Ambiente, Consumo e Ética / Protagonismo Infantil e Juvenil

A disciplina propõe o estudo das estruturas, dos processos sociais, das conexões e interfaces entre meio ambiente e relações de consumo. Serão feitas análises dos reflexos da sociedade de consumo sobre o meio ambiente, aprofundando uma reflexão ética que envolve os comportamentos, valores e as atitudes do homem em relação à natureza, a fim de assegurar a proteção à biodiversidade e a qualidade de vida no planeta. Assim, as aulas tratarão de experiências em que jovens e crianças são protagonistas da transformação, tais como aprendizagem em serviço, ciclos autorais e sistemas de apoio, como aperfeiçoamento para a convivência ética na escola. Serão tema de estudo a implantação de equipes de ajuda, alunos tutores, alunos ajudantes, alunos mediadores e cybertutores, além de experiências sobre o protagonismo infantil e juvenil no Brasil e na Espanha.

 

Relação Família-Escola

A disciplina trata da parceria entre a escola e a família e do processo de construção da autonomia intelectual e moral dos alunos. Durante as aulas, o docente incentivará as reflexões e análises acerca das diferentes contribuições da família e da escola na formação da personalidade ética. Serão estudadas características das famílias na atualidade, de modo a propiciar a compreensão da importância das experiências vivenciadas no ambiente familiar para a formação sociomoral do sujeito. Além disso, as aulas analisarão as dificuldades encontradas, pelo educador, na construção da parceria com a família e os procedimentos pedagógicos coerentes com a construção dessa coparticipação. Serão temas de discussão, também, as diversas estratégias de intervenção eficazes para a superação de problemas.

 

Módulo III: A Construção de um Plano de Convivência Escolar

 

Gestão Cooperativa e Plano de Convivência / O Olhar Sensível da Arte

Nesta disciplina, serão tratados os seguintes temas: a gestão cooperativa na escola, via institucional que aciona a construção de uma convivência ética na escola;  a elaboração, com base nos conhecimentos construídos anteriormente, de um plano de convivência, do diagnóstico da realidade escolar, das intervenções, do processo de avaliação e do plano tutorial; e estratégias, reflexões e teorias que se mostram coerentes com uma prática sensível e integradora, em educação.

Serão discutidas, durante as aulas, as particularidades dos processos de criação e fruição em arte, bem como os elementos sociais e culturais que constituem a escola e propiciam o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos indivíduos nela inseridos. Também serão propostas experimentações para o incentivo da criação e o exercício da expressão sobre fatos cotidianos, de modo a estimular a percepção da arte como campo de conhecimento. Voltando o olhar para os tempos e espaços da escola, ressalta-se a experiência como elemento central no desenvolvimento da consciência. Espera-se, ainda, discutir alternativas de trabalho e formação que prezam pela descoberta dos elementos naturais, pela percepção dos próprios sentidos e pelo exercício diário de convivência em sociedade, evidenciando dimensões particulares do trabalho pedagógico, na perspectiva da educação estética.

Corpo docente

Clique no nome para visualizar o currículo.

Profa. Dra. Adriana de Melo Ramos (coordenadora e docente)

Prof. Dr. Adriano Moro

Profa. Ma. Darlene Knoener

Profa. Dra. Adriana Regina Braga (convidada)

Prof. Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes (convidado)

Profa. Ma. Danila Di Pietro Zambianco

Profa. Doutoranda Flávia Maria de Campos Vivaldi (convidada)

Profa. Dra. Juliana Zechi (convidada)

Profa. Dra. Lívia Maria Ferreira da Silva 

Profa. Dra. Luciana Haddad Ferreira)

Profa. Ma. Luciana Zobel Lapa

Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta (convidada)

Profa. Doutoranda Mariana Tavares Almeida (convidada)

Profa. Dra. Paula Saretta

Prof. Me. Raul Alves

Profa. Ma. Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim

Profa. Mestranda Soraia Campos (convidada)

Profa. Ma. Taís Pileggi Vinha

Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha (convidada)

Profa. Doutoranda Thais Cristina Leite Bozza (convidada)

Prof. Doutorando Warley Guilger Corrêa (convidado)

Depoimentos

“O curso dá um embasamento teórico para a nossa prática e possibilita uma reflexão sobre o cotidiano na Escola. Ele te instrumentaliza, te dá maior possibilidade de reflexão inclusive sobre o papel da Escola na construção da personalidade ética e o papel da Escola no mundo contemporâneo. Está sendo muito bom contar com fontes teóricas para fazer uma reflexão sobre a prática.” (Maria Miguelina Azevedo Mansur, aluna do curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética)

 

“O curso tem como tema um conteúdo de trabalho de extrema relevância para a escola contemporânea, que tem a responsabilidade de promover junto às famílias o desenvolvimento moral de seus alunos, assim como colaborar para que venham a se constituir como sujeitos éticos. Essa formação só pode acontecer de forma que os alunos evoluam para a autonomia moral, em uma escola que tem uma gestão democrática, um ambiente cooperativo de aprendizagem, o uso de uma linguagem construtiva nas interações entre adultos e crianças e a prática do diálogo e da negociação na resolução dos conflitos e na discussão das necessidades colocadas pelos alunos e pelo restante da comunidade escolar. Esses são alguns dos temas tratados nas aulas desse curso, por professores bastante competentes no conhecimento dos conteúdos que compõem o curso e na escolha das dinâmicas das aulas. Em todos os módulos, há uma parte teórica com aulas expositivas e dialogadas e uma parte de trabalho em grupo, onde podemos refletir sobre os conteúdos vistos e relacioná-los com situações da nossa prática cotidiana na escola.” (Sônia B. da Fonseca, aluna do curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética)

 

“Entender que a cognição não caminha sem a afetividade é uma das chaves para o desenvolvimento humano. O curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética é uma excelente oportunidade para ver a educação por meio de uma lente que possibilita melhores processos e, consequentemente, resultados superiores nas escolas. Com professores altamente qualificados e renomados, além de aulas mensais aos finais de semana, temos a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente. Recomendo!” (Aurea Bartoli, aluna da turma 2018/2019)

 

Vídeos