Extensão - Palestras

Ler e Escrever Textos Expositivos

Maria José Nóbrega

O enorme volume de textos de gêneros expositivos-explicativos que circula no ambiente escolar cria a necessidade de se aprofundar o estudo de suas características discursivas e linguísticas de modo a contribuir para a aprendizagem dos conceitos de diferentes componentes curriculares. Sem dúvida, o aprimoramento das habilidades do campo de estudo e pesquisa é essencial para o sucesso acadêmico dos estudantes da Educação Básica. Encarar tal desafio é, portanto, compromisso da escola. O propósito desse encontro é, além de refletir a respeito da estrutura composicional desse tipo textual e analisar certas formulações linguísticas recorrentes, sugerir algumas estratégias didáticas que fomentem a reflexão, ao apontar para uma prática pedagógica que valorize situações significativas de compreensão e produção textual.

Maria José Nóbrega é formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP; atuou em programas de formação continuada em parceria com o MEC, a SEE e a SME de São Paulo; coordena projetos de leitura em editoras, como a Moderna e a Melhoramentos, assessora várias escolas particulares de São Paulo e é docente da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz.