Extensão - Palestras

Ler e Escrever Textos Expositivos

Maria José da Nóbrega

O enorme volume de textos de gêneros expositivos-explicativos que circula no ambiente escolar cria a necessidade de se aprofundar o estudo de suas características discursivas e linguísticas de modo a contribuir para a aprendizagem dos conceitos de diferentes componentes curriculares. Sem dúvida, o aprimoramento das habilidades do campo de estudo e pesquisa é essencial para o sucesso acadêmico dos estudantes da Educação Básica. Encarar tal desafio é, portanto, compromisso da escola. O propósito desse encontro é, além de refletir a respeito da estrutura composicional desse tipo textual e analisar certas formulações linguísticas recorrentes, sugerir algumas estratégias didáticas que fomentem a reflexão, ao apontar para uma prática pedagógica que valorize situações significativas de compreensão e produção textual.

Maria José da Nóbrega é formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de São Paulo. Além de assessorar várias escolas particulares de São Paulo, é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino”, da Editora Melhoramentos e professora do curso de especialização em Formação de Escritores, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.