Extensão - Palestras

Ler e Escrever em Ciências Naturais

Paulo Cunha

Além do compromisso de formar alunos que desenvolvam o senso crítico, a curiosidade e a pesquisa, o ensino de Ciências visa mobilizar as capacidades de leitura e escrita dos estudantes nos diversos gêneros do discurso, seja ele oral ou escrito. No encontro, leitura e escrita em situações didáticas que envolvem Ciências serão tratadas como práticas de letramento. Isso pressupõe compreender tais situações como eventos coletivos, nos quais as pessoas interagem, em que há sobreposições de textos, leituras e de (re)significação de conhecimento. Situações cotidianas que evidenciam e utilizam o discurso científico, como peças publicitárias e notícias, serão ponto de partida para discutirmos o impacto da ciência e da tecnologia na vida de todos. Além disso, conversaremos sobre as diferentes formas de apropriação desse conhecimento na escola, sociedade e meios de comunicação de massa. E analisaremos os vários contextos didáticos voltados para a leitura e escrita a partir de temas relacionados às Ciências Naturais.

Biólogo com mestrado em genética pela USP, especializou-se em Biologia do Desenvolvimento no Centro de Investigaciones Biológicas (Madri) e em Jornalismo Científico na Unicamp. Foi professor da Educação Básica de escolas públicas e privadas de São Paulo. No Ensino Superior, atua na formação de professores de Biologia e Ciências, e de pedagogos. Coordena o projeto Acaia Sagarana, que envolve alunos do Ensino Médio oriundos da rede pública, com interesse em ingressar em boas universidades. Coordena o projeto Imunologia nas Escolas, do Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Tem participado da discussão e estruturação curricular em âmbito nacional (BNCC do Ensino Fundamental e Médio) e estadual (Currículos de SP, RN, RS, PB e ES). Autor de livros didáticos e paradidáticos.