Extensão - Palestras

Ler e Escrever em Ciências Naturais

Paulo Cunha

Além do compromisso de formar alunos que desenvolvam o senso crítico, a curiosidade e a pesquisa, o ensino de Ciências, nos diferentes níveis, também visa mobilizar as capacidades de leitura e escrita dos estudantes nos diversos gêneros do discurso, tanto em linguagem oral quanto escrita. Durante o encontro, trataremos da leitura e da escrita em situações didáticas que envolvem Ciências como práticas de letramento. Isso pressupõe compreender essas situações como eventos coletivos nos quais as pessoas interagem entre si, em que há sobreposições de textos, leituras e de (re) significação de conhecimento. Partiremos de situações cotidianas que evidenciam e se utilizam do discurso científico, como peças publicitárias e notícias, para discutir o impacto da ciência e da tecnologia na vida das pessoas. Além disso, versaremos sobre as diferentes formas de apropriação desse conhecimento na escola, na sociedade e nos meios de comunicação de massa. Na sequência, analisaremos diferentes contextos didáticos voltados para a leitura e para a escrita a partir de temas relacionados às Ciências da Natureza.

Paulo Cunha é biólogo com mestrado em genética pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Biologia do desenvolvimento no Centro de Investigaciones Biologicas (Madri-Espanha) e Jornalismo Científico pela Unicamp. Foi professor da Educação Básica de escolas públicas e privadas de São Paulo. No Ensino Superior, atua na formação de professores de Biologia e Ciências, além de pedagogos. Coordena o projeto Acaia Sagarana, que trabalha com alunos do Ensino Médio oriundos da rede pública, com interesse em ingressar em boas universidades. Coordena o projeto Imunologia nas Escolas pelo Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT). Nos últimos anos, tem participado na discussão e estruturação curricular tanto em âmbito nacional (BNCC do Ensino Fundamental e Médio) como estadual (Currículos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba e Espirito Santo). Autor de livros didáticos e paradidáticos pelas editoras Moderna, Saraiva/Atual e Lumine.