Extensão - Palestras

Ler e Escrever em Contextos Digitais

Profa. Dra. Flora Perelman

Alfabetizar em nosso tempo e espaço pressupõe tratar das práticas de leitura e escrita nos âmbitos literário, de estudo e de formação cidadã, ao utilizar a diversidade de mídias que nossa cultura oferece. Os meios digitais   ampliam e ressignificam as leituras e escritas, além de apresentarem múltiplos desafios na construção de situações e de intervenções didáticas. Na palestra, serão debatidas problemáticas cruciais para o professor, tais como:

– a formação de leitores críticos na seleção de fontes de estudo na internet;

– a leitura literária e de estudo em meios audiovisuais e a especificidade dos espaços coletivos de intercâmbio;

– a escrita nos meios digitais: o papel das ferramentas de revisão e edição na formação de escritores;

– as recomendações audiovisuais: booktrailer e booktubers;

– a construção de hipertextos como instrumento privilegiado de expansão textual; e

– a leitura de notícias nos meios, as concepções dos alunos e o desenvolvimento de sequências didáticas para possibilitar seus avanços.

Observação: A palestra será ministrada em espanhol e não haverá tradução simultânea.

Flora Perelman é psicopedagoga e doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires. É especialista em Educação, com foco em escrita e alfabetização pela Universidade Nacional de La Plata. É professora de pós-graduação da Universidade de Buenos Aires, da Universidade de La Plata e da Universidade Nacional de Rosario. Dirige e assessora pesquisas subsidiadas pela secretaria de Ciência e Técnica da Universidade de Buenos Aires, vinculadas com a leitura e a escrita em contextos de estudo, com a leitura na internet e com a leitura e escrita de notícias midiáticas. Também coordena e orienta teses sobre temas vinculados à alfabetização de adultos, concepções infantis sobre os conceitos ortográficos e leituras exploratórias em sites de História, na internet. É professora do programa de Formação Situada em Práticas de Linguagem, do governo de Buenos Aires. Além disso, integra a equipe de Gerência Operativa de Currículo para a atualização do desenho curricular de 1o e 2o ciclos, do governo de Buenos Aires. É autora de diversos livros e artigos sobre leituras e escritas em sala de aula, no papel e no computador.