Extensão - Palestras

Bullying e Cyberbullying: Estudos Internacionais sobre a Temática

José Maria Avilés

Pós-graduação em Relações Interpessoais na Escola, do Instituto Vera Cruz, promove a palestra Bullying e Cyberbullying: Estudos Internacionais sobre a Temática

A prevenção do (cyber)bullying tem um grande desafio no âmbito da convivência escolar, que é a construção saudável das relações interpessoais em contextos educativos. Entender a dinâmica do (cyber)bullying é essencial para poder enfrentá-lo de forma eficaz. Esse é um dos objetivos da palestra de José Maria Avilés, pesquisador internacional com ampla experiência do fenômeno do assédio moral. No entanto, o combate ao bullying ou o cyberbullying não pode ser realizado de uma única perspectiva ou com medidas parciais. Pesquisas recentes mostram que sua prevenção requer uma sólida formação teórica e prática daqueles que querem atuar na erradicação desse tipo de violência. O combate a essa agressão requer esforços e intencionalidade de múltiplos aspectos, como: desenho organizacional, gerenciamento regulatório, tratamento curricular ou participação dos membros da comunidade educativa, assim como liderança do corpo docente, protagonismo dos alunos em sua resolução e conscientização das famílias de sua prática educativa. Por outro lado, todas essas ações devem ter como base uma harmonia educacional e pedagógica.

Público-alvo: alunos da pós-graduação Relações Interpessoais na Escola, bem como profissionais da área da educação interessados no tema.

Gratuito para alunos da pós Relações Interpessoais

Observação: A palestra será ministrada em espanhol e não haverá tradução simultânea.

Doutor em Psicologia e professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação e Trabalho Social, na Universidade de Valladolid, na Espanha. Psicólogo e orientador do IES Parquesol da capital de Castilla y León. Foi um dos pioneiros nas investigações sobre bullying e cyberbullying, e dos sistemas de apoio entre pares, na Espanha. Atua como membro especialista do Observatório para a Convivência Escolar de Castilla y León. É professor honorário da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru, e faz parte de vários grupos de investigações. No Brasil, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Unicamp e da Unesp, além de consultor da Convivere Mais – Assessoria e Formação. Escreveu diversos artigos científicos, em revistas conceituadas internacionalmente, e manuais, como Projeto Antibullying (2015), publicado pela CEPE – Madrid, Educar en las redes sociales: programa Prires (2018), em Desclée de Brouwer – Bilbao, e Los sistemas de apoyo entre iguales: de los equipos de ayuda a la cibermentoria (2019), pela editora Graó, em Barcelona. Tem livros traduzidos para a português, como: Os sistemas de apoio entre iguais na escola: das equipes de ajuda à cybermentoria, pela editora Adonis, e Bullying: guia para educadores, pela editora Mercado de Letras. É consultor educativo de diferentes organizações públicas e privadas e colabora para diversos meios de comunicação, como jornais, redes sociais, rádio e televisão.