Extensão - Palestras

Adolescentes e adultos na contemporaneidade

Christian Dunker / Lurdinha Zemmel

Ciclo de palestras: Adolescentes e adultos na contemporaneidade

Adolescentes passam por transformações corporais, emocionais, mentais e relacionais ao romperem com a infância. Para a construção de suas identidades e protagonismo juvenis, eles precisarão interagir ativamente com outros sujeitos, ampliar o conhecimento de si e do mundo, integrar recursos e experiências que também permitam, ao final da escolaridade, constituir um primeiro projeto de vida adulta. Essa trajetória mobiliza pais, alunos e educadores em torno de temáticas abordadas nesse ciclo de palestras com especialistas.

.Crescimento e sofrimento psíquico na adolescência
Christian Dunker
Quinta-feira, 8 de agosto, às 19h30

.Família – Drogas – Adolescência
Lurdinha Zemmel
Terça-feira, 17 de setembro, às 19h30

Mais informações sobre as palestras de outubro e novembro em breve!

Christian Dunker é graduado em Psicologia, mestre e doutor pela USP, com especialização em Psicanálise; coordenou o primeiro curso particular de pós-graduação em Psicologia credenciado no país; e publicou os livros Lacan e a clínica da interpretação (Hacker, 1996) e O cálculo neurótico do gozo (Escuta, 2002). Com formação paralela em Filosofia e Ciências Sociais, escreve sobre psicanálise, teoria social e crítica da cultura para revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior. Tem pós-doutorado na Manchester Metropolitan University (Inglaterra); ganhou diversos prêmios por sua pesquisa inovadora em Teoria da Linguagem; e traduziu e convidou ao Brasil vários autores dessa área de conhecimento. Em 2004, tornou-se professor titular do Instituto de Psicologia da USP, no departamento de Psicologia Clínica da Universidade.

Lurdinha Zemmel é terapeuta familiar e psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP); membro fundadora da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Abramd); membro da Associação de Psicanálise de Casal e Família; e coautora do livro Liberdade é poder decidir – sobre drogas e alcoolismo (FTD, 2000).