Extensão - Oficinas

Perguntas Essenciais como Eixos Orientadores de Projetos

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira

O que são perguntas essenciais? Como elas podem ajudar os professores a estruturarem processos de investigação em torno de temas que conectam os saberes escolares com o mundo real, favorecendo um enfoque globalizador? Como elas podem tornar-se decisivas para mobilizar os alunos em torno de questões que despertem sua curiosidade e lidem com o imprevisível? Como elas favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo? Ao se desenhar um projeto, é fundamental definir claramente o objeto de investigação. Isso ajuda os professores a mediarem o processo e a avaliarem os resultados, possibilitando que os alunos atribuam sentido ao trabalho a ser feito.

Público-alvo: professores e coordenadores da Educação Básica e estudantes de Pedagogia e Licenciaturas

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira é formado em Letras (Português e Inglês) pela USP. É mestre em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP. Concluiu pós-graduação lato sensu em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Veiga de Almeida. Foi diretor pedagógico da rede de idiomas Yázigi Internexus por 10 anos e diretor pedagógico da Escola Viva por 13 anos. Trabalha como assessor pedagógico.