Extensão - Oficinas

O Trabalho com Recursos Linguísticos em Situações de Revisão

Érica de Faria Dutra

Para se formarem como leitores e escritores competentes, os alunos do Ensino Fundamental 1 precisam ser convidados a participarem de diferentes situações didáticas que promovam distintas experiências com a linguagem escrita. Com os conteúdos de análise linguística não seria diferente. Sabemos que conscientizar os alunos sobre certos usos de recursos da língua permite melhoras nas suas produções. Esta oficina discutirá como a atividade de revisão textual potencializa as reflexões sobre os conteúdos de análise linguística com alunos do Ensino Fundamental 1.

A oficina visa, portanto, analisar a criação de contextos de reflexão e aprofundamento didático em relação às práticas de linguagem, que potencializem a construção coletiva de um rol de boas situações de ensino e aprendizagem na área de Língua Portuguesa.

Público-alvo: professores e coordenadores do Ensino Fundamental 1 e estudantes de Pedagogia

Érica de Faria Dutra é pedagoga e mestre em Educação pela USP. É professora da graduação e da pós-graduação do Instituto Vera Cruz; assessora do ciclo de alfabetização da SME-SP; formadora de professores e gestores com ênfase na Didática da Língua Portuguesa, Alfabetização e Práticas de Ensino pelo Instituto Avisa Lá e pelo Cedac.