Extensão - Oficinas

Educar na Era da Pós-Verdade: Workshop de Alfabetização Midiática e Informacional

Januária Cristina Alves

A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) deverá entrar, obrigatoriamente, no currículo das escolas brasileiras, como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC inclui a educação midiática de diversas formas: nas competências básicas, há, entre os pressupostos, a inclusão de temas atuais, e, neles, a educação midiática. Nas competências gerais estão as competências do cidadão do século 21, que são, dentre outras: utilizar e criar tecnologias digitais de informação, disseminar informação, produzir conhecimento de forma protagonista e responsável, defender ideias e fazer análise crítica do que está sendo disponibilizado e compartilhado.

Muitos educadores desconhecem o que representa e não sabem como trabalhar com a alfabetização midiática, na prática. A proposta é explicitar os conceitos desse tema e aplicá-lo nas diferentes disciplinas disponíveis da grade curricular escolar.

Público-alvo: professores e coordenadores que atuam na Educação Básica (Educação Infantil a Ensino Médio)

Januária Cristina Alves é mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP, infoeducadora, educomunicadora, ex-roteirista do programa infantil “Bambalalão”, da TV Cultura/SP, ex-roteirista da Maurício de Sousa Produções, autora de mais de 50 livros infantojuvenis e duas vezes ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, na categoria de Livros Paradidáticos.