Extensão - Oficinas

Desenvolvimento cognitivo

Flávia Maria de Campos Vivaldi

O curso apresenta estudos sobre o desenvolvimento cognitivo do ser humano segundo a epistemologia genética de Jean Piaget e reflexões a respeito desse processo de articulação com o desenvolvimento moral. Além disso, explora os diferentes modelos pedagógicos e suas consequências para o desenvolvimento humano; e analisa como o processo cognitivo se associa ao desenvolvimento moral.

Público-alvo: alunos e ex-alunos da pós-graduação em Convivência Ética na Escola e Relações Interpessoais na Escola, bem como profissionais da área da educação interessados no tema.

Mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp; doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp; especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia Moral na Escola, pela Universidade de Franca; e mestre em Programas de Intervencão Psicológica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid; psicopedagoga pela PUC – Minas e pela Unincor e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) – Unicamp/Unesp. É responsável pelo blog Aluno em Foco. Faz pesquisas em torno do tema “Práticas morais e o desenvolvimento de personalidades éticas”. É secretária municipal de Educação de Poços de Caldas (MG). Flávia é professora do curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética, do Instituto Vera Cruz.