Extensão - Cursos presenciais

Saúde e Bem-Estar das Crianças em Contexto Coletivo: Direito e Responsabilidade de Todos

Damaris Gomes Maranhão

O curso tem como objetivos refletir sobre os indicadores de um serviço educacional promotor da saúde; desenvolver estratégias de comunicação e parceria entre profissionais das áreas da saúde e educação; identificar os agravos à saúde prevalentes nas crianças menores de 5 anos, prevenção de infecções, surtos e de acidentes em contexto educacional; planejar a formação continuada da equipe dos serviços educacionais, com ênfase nas atitudes e procedimentos de cuidados cotidianos, identificação e registro de sinais de alterações no estado de saúde, primeiros cuidados para promover o bem-estar e evitar complicações de doenças ou acidentes comuns na infância, bem como para cuidar das crianças portadoras de doenças crônicas ou necessidades especiais.

Público-alvo: profissionais da educação, profissionais da saúde, psicólogos, estudantes dessas áreas e interessados no tema.

Damaris Gomes Maranhão é formada em Enfermagem e habilitada em Saúde Pública pela Unifesp. É especialista em Saúde Pública pela USP, mestre em Enfermagem Pediátrica e doutora em Ciências da Saúde pela Unifesp. É consultora e supervisora de Saúde em creches públicas e situadas em empresas. Participou da elaboração do RCNEI, DCNEI e BCNCEI. Professora da Universidade Santo Amaro, no curso de pós-graduação em Saúde Coletiva, na disciplina Comunicação e Educação em Saúde. Além disso, é docente nos cursos de Pedagogia e de pós-graduação Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil do Instituto Vera Cruz. Formadora e colaboradora do Instituto Avisa Lá. É autora de artigos, ensaios e capítulos de livros sobre cuidados e saúde das crianças.