Extensão - Cursos presenciais

A Dança como Elemento para uma Educação Inclusiva

Fernanda Amaral

O curso tem como objetivo trabalhar a singularidade de cada indivíduo num coletivo em que todos sejam capazes de dançar. Serão evidenciadas e elaboradas as pluralidades de habilidades, estimulando a experimentação e a reflexão sobre possibilidades de incluir todos os participantes no processo educacional por meio da dança. O trabalho explora o conceito de acessibilidade para promover o acesso de crianças e jovens com deficiência em atividades de dança, tendo como ponto de partida as experiências e habilidades de cada participante, o que possibilita a compreensão dos conceitos de “arte” e “criatividade”, neste contexto.

Público-alvo: professores da Educação Básica, alunos de Pedagogia, Dança, Arte, Educação e interessados em geral.

Fernanda Amaral é coreógrafa, bailarina e educadora. Morou na Grã-Bretanha por 20 anos. É bacharel em Educação pela Universidade de Cardiff (2001). Em 2005, recebeu o título de professora de DanceAbility, nos Estados Unidos.
Em 2013, foi contemplada com o prêmio Prince Claus for Culture and Development. Em 2009, conquistou o Bonnie Bird por mérito do trabalho pelo “Laban Center”, em Londres. Em 2000, ganhou o “Lisa Ulman”, na França. Além disso, recebeu patrocínios do Conselho Britânico de Artes.