Extensão - Cursos presenciais

Comunidade de Aprendizagem na Educação Infantil: Crianças, Adultos e Relações

Luciana Tomaz Cabral, Silvia Macul Lopez, Carolina Kerr e José Cavalhero

Em nossos encontros, por meio de análise e reflexões de documentação (narrativas interpretativas da experiência) das práticas pedagógicas da Educação Infantil da Escola Vera Cruz, daremos visibilidade a uma comunidade na qual crianças e adultos são valorizados em seus processos de aprendizagem, o que requer uma transformação estrutural do pensamento e da prática.

Público-alvo: profissionais que atuam na Educação Infantil.

Luciana Tomaz Cabral é formada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Estudiosa da abordagem de Reggio Emilia, concluiu recentemente o curso O Papel do Coordenador Pedagógico pela Redsolare Argentina. Há mais de 20 anos atua na área de Educação Infantil. É orientadora da Educação Infantil na Escola Vera Cruz.

Carolina Ferraz do Amaral Kerr é formada em Normal Superior e pós-graduada em Educação Infantil, ambos pelo Instituto Vera Cruz. Concluiu o curso de Coordenador Pedagógico com Abordagem Reggio Emilia pela RedSolare Argentina, assim como outros cursos de aproximação com o método italiano. Ministrou no Cevec curso sobre documentação pedagógica e a complexidade da investigação na Educação Infantil. Possui carreira profissional na educação há 22 anos. Foi professora de Educação Infantil, orientadora em escolas particulares e formadora em creche conveniada com a Prefeitura de São Paulo.

Silvia Macul Lopez Certain é formada em Psicologia pela Unip, Pedagogia pelo Instituto Singularidades e pós-graduada em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Concluiu o curso de Coordenador Pedagógico com Abordagem Reggio Emilia pela RedSolare Argentina; participou como formadora de um projeto na CEI Butantã. Trabalha com educação há 20 anos. Foi professora de Educação Infantil em escolas particulares no Estado de São Paulo.

José Cavalhero Simon Junior é formado em Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e pós-graduado em Psicologia Clínica pela PUC-SP; atua com formação de professores e tem especialização em Coordenação Pedagógica e como Atelierista, cursos promovidos pela RedSolare Argentina e Reggio Children. É assessor pedagógico na Educação Infantil da Escola Vera Cruz.