Extensão - Cursos presenciais

Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem: Experiências de Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas e Avaliação Integradora

Júlia Pinheiro Andrade

A Abordagem da Aprendizagem Visível é uma proposta teórico-prática embasada em uma matriz teórica múltipla para aprendizagem profunda (Deep Learning), que oferece um espaço criativo de reflexão e cocriação em práticas inovadoras para implementação das competências para o século 21 em escolas, bem como em outras comunidades de aprendizagem. Ela promove o exercício criativo de perguntas mobilizadoras, rotinas de pensamento e estratégias de registro e documentação que efetivam a metacognição, a autoavaliação e a avaliação por pares, de modo a dar visibilidade a competências, habilidades e atitudes que já existem em um grupo, além daquelas que precisam ser elaboradas.

Público-alvo: profissionais que atuam na educação básica

Julia Pinheiro Andrade é arquiteta de aprendizagem e pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral. Possui graduação em Geografia pela USP (2001), mestrado em Educação pela USP (2007), especialização em Educação Inovadora, Design e Tecnologias e Currículo pelo Instituto Singularidades (2014-2015) e é certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pela Harvard Graduate School/ProjectZero (2018). Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas. É autora de diversos livros, dentre eles como coautora de Metodologias ativas para uma educação inovadora (Penso, 2018) e da plataforma-livro Currículo e educação integral na prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019).