Extensão - Cursos a distância

Um Percurso Literário para Salas de Aula de Crianças de 4 a 6 anos

Fátima Fonseca e Lurdinha Martins

O curso reflete sobre a importância de um percurso literário na formação leitora e no acesso à literatura para crianças de 4 a 6 anos. Reflete também sobre as decisões didáticas envolvidas em sua construção, ao considerar o contexto de sala de aula. A intenção é discutir as inúmeras decisões que envolvem a elaboração desse percurso, de modo a ampliar o olhar do professor, garantir mais intencionalidade didática e contribuir com sua atuação na formação de leitores. Seu objetivo é oferecer ferramentas que possibilitem pensar e elaborar um percurso literário rico, diverso e de qualidade.

Público-alvo: Profissionais que atuam nos anos finais da Educação Infantil, professores de sala de leitura e estudantes de Pedagogia

Fátima Fonseca é pedagoga e mestre em Educação pela PUC-SP. Coordena a área de Língua Portuguesa na Comunidade Educativa Cedac e é professora do curso de Pedagogia da FAPSS, de São Caetano do Sul.

Lurdinha Martins é pedagoga pela Faculdade de Educação da USP e pós-graduada no curso Livro, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, pelo Instituto Vera Cruz. Atuou na Comunidade Educativa Cedac em projetos de formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. É professora de Educação Infantil em Santos (SP).