Extensão - Cursos a distância

Profa – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores

Miriam Orensztejn

Destinado a professores que desejam conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de alfabetização, a partir das pesquisas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky e suas atualizações. O curso tratará dos processos de aprendizagem com foco na construção da escrita pela criança e pelos adultos não alfabetizados, baseados na psicogênese da língua escrita; para isso, nas aulas, será utilizado o Profa, programa produzido pelo Ministério da Educação, em 2000, e supervisionado por Telma Weisz, dentre outros materiais. O curso propõe, também, o estudo e a construção de propostas didáticas que contribuem, desde o início, para a análise da prática pedagógica dos alunos.

Público-alvo: Profissionais da Educação Infantil e do ciclo 1 do Ensino Fundamental

Datas das atividades síncronas: às quintas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29 de abril; 6, 13, 20 e 27 de maio; 10, 17 e 24 de junho; 5, 12, 19 e 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro; 7, 14, 21 e 28 de outubro e 4, 11, 18 e 25 de novembro; 2 e 9 de dezembro.
Horário dos encontros síncronos: das 19h00 às 21h30.
Carga horária de atividades síncronas: 75 horas
Carga horária de atividades assíncronas: 25 horas

Miriam Orensztejn é psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientae e pedagoga pela PUC-SP. Integrante da equipe de trabalho de Telma Wiesz, é autora de artigos destinados à formação de professores e de materiais didáticos para as redes pública e particular.