Extensão - Cursos a distância

Metodologias Ativas, Aprendizagem Visível e Avaliação

Julia Pinheiro Andrade

O curso oferece uma abordagem teórico-prática em diversas metodologias ativas, com ênfase em estratégias investigativas e no ensino híbrido com tecnologias digitais síncronas e assíncronas, que transferem o foco para a aprendizagem visível dos alunos, ao mesmo tempo que documenta o processo de ensino e de aprendizagem. Esse tipo de abordagem promove o exercício criativo de perguntas mobilizadoras, a divisão colaborativa de trabalhos em grupo e as ferramentas das rotinas de pensamento como estratégias de registro e documentação que efetivam a metacognição, a autoavaliação e a avaliação por pares. Dessa forma, é possível tornar visíveis competências, habilidades e atitudes que já existem em um grupo e revelar aquelas que precisam ser desenvolvidas.

Público-alvo: Profissionais que atuam no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior

Datas das atividades síncronas (videoconferências): às segundas-feiras, dias 12, 19 e 26 de abril e 3, 10, 17, 24 e 31 de maio, 7 e 14 de junho

Horário das atividades síncronas (videoconferências): das 19h00 às 21h30

Carga horária das atividades síncronas: 25 horas

Carga horária das atividades assíncronas: 5 horas

Julia Pinheiro Andrade é fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora do Instituto Singularidades e do Instituto Vera Cruz. Tem mestrado em Educação pela USP e graduação em Geografia pela mesma instituição de ensino. É certificada pela Harvard Graduate School of Education/Project Zero em Visible Thinking.