Extensão - Cursos a distância

Jogos para aprender matemática

Ana Flávia Castanho e Priscila Monteiro

Jogar com parceiros, que têm formas diferentes para resolver os problemas que se apresentam em cada partida, é uma excelente oportunidade para interagir e construir conhecimento coletivamente. Uma das aprendizagens possíveis durante um jogo se relaciona aos conhecimentos matemáticos. Para isso, é necessário haver intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas, pelo professor. Os participantes do curso serão convidados a analisarem diferentes jogos que oferecem bons contextos para que as crianças potencializem seus conhecimentos relativos à contagem, às operações e à educação financeira.

Público-alvo: Profissionais que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental e estudantes de Pedagogia

Priscila Monteiro é mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, coordenadora da pós-graduação em Didática da Matemática e professora da graduação do Instituto Vera Cruz.

Ana Flávia Castanho é mestre em Psicologia da Educação pelo IP/USP, professora da pós-graduação em Didática da Matemática e da graduação do Instituto Vera Cruz.