Extensão - Cursos a distância

Como Implementar Projetos de Educação para as Mídias na Escola

Januária Cristina Alves

Trata-se de uma oficina de formação para educadores e interessados no tema, com o objetivo de analisar as diversas formas de se introduzir e de se trabalhar com as mídias. Serão debatidas as multifacetadas linguagens midiáticas em sala de aula, nas diferentes disciplinas, de maneira a formar leitores capazes de desenvolver competências e habilidades para acessarem, entenderem e se comunicarem em uma variedade de contextos. Dentre os tópicos explorados no curso, estão a importância da formação crítica do leitor e do escritor que lê e publica nas redes sociais e a necessidade de capacitá-lo para checar informações, notícias e conteúdos, de maneira a identificar fake news e combater processos de manipulação.

Público-alvo: Profissionais da área da educação que atuam da Educação Infantil ao Ensino Médio, estudantes de Pedagogia, Comunicação e demais interessados no tema.

Datas das atividades síncronas (videoconferências): sábados, dias 10 e 17 de abril

Horário: das 9h00 às 12h00

Carga horária das atividades síncronas: 6 horas

Januária Cristina Alves é mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, especialista em Infoeducação e Educomunicação, jornalista e escritora, com mais de 60 obras publicadas para crianças e jovens. Em 2014 e em 2016, foi vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura. É coautora do livro Como não ser enganado pelas fake news (Ed. Moderna) e membro da Gapmil: aliança internacional para parcerias em alfabetização midiática e informacional, da Unesco.