Extensão - Cursos a distância

Cultura Lúdica: o Mundo dos Jogos

Bianca Rozenberg

O ser humano, por meio das relações com seus semelhantes e com o universo, criou diferentes formas de se expressar. A cultura lúdica e, mais especificamente, os jogos, constituem algumas dessas expressões que, historicamente, estiveram presentes com frequência na vida das pessoas, nos diferentes grupos. Adentrar o universo dos jogos, entendendo-os como um patrimônio cultural da humanidade, é compreender essa experiência lúdica como uma manifestação cultural, social e histórica. Durante o curso, serão apresentados jogos de diversas origens e épocas, que podem ser utilizados em contexto remoto. Analisaremos as possibilidades de apresentação e interações, ao jogá-los. Os participantes aprenderão a construir seus tabuleiros e, juntos, jogaremos e aprofundaremos as possíveis estratégias e reinvenções.

Público-alvo: Profissionais de educação, estudantes de Pedagogia e interessados no tema

Datas das atividades síncronas (videoconferências): às quartas-feiras, dias 7, 14 e 28 de abril; 5, 12, 19 e 26 de maio e 1º de junho.

Horário: das 19h00 às 21h30

Carga horária das atividades síncronas: 20 horas

Carga horária das atividades assíncronas: 10 horas

Bianca Rozenberg é mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa e pedagoga pela Universidade de São Paulo. Fundou a Central dos Jogos e atua como professora na Escola Vera Cruz. Em sua dissertação de mestrado, adentrou e pesquisou o universo dos jogos.