Extensão - Cursos a distância

Convivência Ética na Escola (Inscrições encerradas)

Adriana de Melo Ramos (com participação de professoras da equipe do curso de especialização Relações Interpessoais: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética)

Considerando que o desenvolvimento da autonomia moral e a formação para a convivência democrática são metas importantes para a educação, e que a escola constitui local propício para essa aprendizagem, pretende-se, neste curso, estudar essa dimensão das relações educativas, fundamental para a realização de um trabalho construtivo na escola, para a melhoria das interações sociais e para um maior favorecimento do desenvolvimento sociomoral e socioemocional das crianças e adolescentes.

De acordo com essa perspectiva, além da vivência, é preciso oferecer, nas escolas, um espaço sistematizado em que a moralidade e as relações sociais se tornem objetos de apropriação racional, com educadores formados para elaborarem propostas que promovam esse processo. Pauta atual da realidade educacional brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será contemplada no curso, naquilo que converge com nosso objetivo: as competências gerais descritas na Base, a convivência e o papel social da escola.

Este curso de extensão subsidiará os educadores da escola por meio de estudos e reflexões que visem a construção de um meio sociomoral e socioemocional mais cooperativo, importante ferramenta para a escola atuar, intencionalmente, com a criação de um clima relacional positivo.

Público-alvo: Profissionais que atuam na educação básica e estudantes de Pedagogia

Adriana de Melo Ramos é pedagoga, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional; integrante e pesquisadora do Gepem I da Unesp (Araraquara) e da Unicamp. Pós-doutorado pela FE-Unicamp pelo GEPEC. Realiza pesquisas com classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, em que trata de relações interpessoais e do desenvolvimento moral no ambiente escolar. Atua com formação de educadores com diversos temas, dentre eles as relações interpessoais na escola, a construção da autonomia moral e a relação família-escola. É coordenadora do curso de pós-graduação As relações interpessoais na escola: das competências socioemocionais à personalidade ética e atua como docente do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz. Coordenadora de Projetos da Convivere Mais – Assessoria e Formação.