Extensão - Cursos a distância

Ler Todos os Dias Basta? Uma Reflexão sobre a Leitura pelo Professor

Fátima Fonseca e Lurdinha Martins

O curso se propõe a refletir sobre as diversas decisões que envolvem a leitura diária, pelo professor, para as crianças, em sala de aula, considerando a seleção e a escolha de livros. Durante as aulas, serão discutidos aspectos relacionados à leitura nas escolas e como essa atividade diária pode favorecer a formação leitora e o acesso à literatura, a partir de uma intencionalidade didática do professor. A intenção do curso é debater, com base em referências teóricas, a análise de livros infantis e a importância da construção de um percurso literário intencional, que avance para além da leitura aleatória e diária.

Público-alvo: Profissionais que atuam nos anos finais da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; professores de salas de leitura e estudantes de Pedagogia.

Datas das atividades síncronas (videoconferências): às terças-feiras, dias 30 de março, 6, 13 e 20 de abril.  

Horário: das 19h00 às 22h00

Carga horária de atividades síncronas: 12 horas

Fatima Fonseca é mestre em Educação, pedagoga, formadora de professores e coordenadora da área de língua portuguesa da Comunidade Educativa Cedac.

Lurdinha Martins é pós-graduada pelo Instituto Vera Cruz, pedagoga e professora de Educação Infantil na rede pública de Santos. Há cinco anos, atua como formadora no Projeto Pequenos Leitores – Literatura na EI, do Cedac.