Relatos do outro mundo: a escrita de viagem

Mistura de relato, impressão, digressão, síntese, descrição de imagens e sensações, a literatura de viagem permite transitar por diversas formas de narrativa, que podem tanto se aproximar da não ficção quanto da ficção. Mas o que define a qualidade de um texto de viagem? Quais são as estruturas recorrentes que um autor repete sem saber de onde vêm? Importa mais para onde ele vai ou como ele volta? Nesse curso, percorreremos a história da escrita de viagem, dos textos antigos aos contemporâneos, e analisaremos a prática de colocar-se como viajante dentro de seu próprio mundo. Se o escritor é um viajante, pois se desloca de seu lugar e observa o mundo da janela do avião, do táxi, caminhando por uma rua desconhecida ou de um solitário quarto de hotel, investigamos as lições que se depreendem dessa prática a partir da leitura e da produção de textos.

Investimento:

R$ 498,00 em 3 x R$ 166,00

À vista: R$ 473,00

Este curso é uma atividade paralela do curso de pós-graduação Formação de Escritores.

Gabriela Aguerre

Pós-graduada no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP) e graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi diretora de redação da revista Viagem e Turismo e responsável pelo conteúdo da marca em todas as suas plataformas. Também trabalhou nas redações da Superinteressante, do Universo Online e do Portal da Viagem, o primeiro portal de turismo da Editora Abril. Em 2012, recebeu o Prêmio Jabuti pela contribuição no livro “Destinos de Sonho” (2º lugar na categoria Viagem).