Palestra: Desengajamento moral docente e as implicações no manejo do bullying na escola

Palestra inaugural do ano letivo promovida pelo curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

 

A prevenção e superação de práticas de bullying demanda a intervenção de docentes, que precisam ser capazes de levar os alunos à tomada de consciência sobre o conteúdo moral em jogo, numa situação de vitimização. No entanto, pesquisas revelam que muitos professores entendem o processo de violência entre pares de forma equivocada: responsabilizam os alvos, deslocam a responsabilidade de intervenção exclusivamente para as famílias e valem-se de desengajamentos morais, pelos quais diminuem ou, até mesmo, refutam o problema. Na palestra, discutiremos as representações docentes diante da questão do bullying e os equívocos gerados pelo desengajamento moral em sua atuação.

Palestrante: Profa. Dra. Catarina Carneiro Gonçalves

Doutora e mestre em Educação, especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem e pedagoga. É professora adjunta da UFPE, e atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da universidade. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI), promove estudos sobre a formação de professores para gestão da violência escolar, desengajamento moral docente, desenvolvimento moral e desenvolvimento infantil e suas relações com a convivência na escola.