Mediação de Leitura com Ênfase em Direitos Humanos

O curso Mediação de Leitura com Ênfase em Direitos Humanos promove o debate sobre a leitura e as experiências dos clubes de leituras em espaços e instituições de privação de liberdade marcados por violações dos Direitos Humanos. A partir da contribuição de professores e mediadores de leituras com experiência em unidades prisionais e de detenção, as aulas propiciam a reflexão sobre temas, como a importância da leitura compartilhada e a relevância da orientação do debate coletivo sobre essa experiência. Além disso, o curso apresenta o valor da literatura para a construção de narrativas pessoais e para a recriação de uma história de vida coerente, do ponto de vista do sujeito leitor. As aulas se concentram em temas, como a definição e os pressupostos dos Direitos Humanos, a função social da leitura, o direito à literatura e as questões que envolvem o repertório de leituras escolhidas. O curso discutirá, também, as respostas de cada leitor aos livros propostos e discutidos. Cada aula será ministrada por um professor convidado ou por mediadores com experiência em importantes clubes de leitura e com atuação significativa no campo da literatura e dos Direitos Humanos. O público-alvo são mediadores literários com experiência ou interessados em atuar em espaços com demanda por clubes de leitura e oficinas literárias. Tais clubes e oficinas existem em unidades do sistema prisional brasileiro, instituições para crianças e jovens infratores, comunidades de alta vulnerabilidade social e institutos de longa permanência de pessoas idosas (ILPIs).

Confira a programação:

Aula 1: Apresentação: Questões Literárias e o Direito à Literatura – Bruno Zeni

Aula 2: Introdução aos Direitos Humanos – Guilherme de Almeida

Aula 3: Pessoa, Literatura e Emancipação – Guilherme de Almeida

Aula 4: Remição de Pena – Maíra Cardoso Zapater

Aula 5: A Leitura na Prisão e o Papel do Mediador – Vanessa Ferrari

Aula 6: Parâmetros para os Clubes de Leitura na Prisão – Vanessa Ferrari

Aula 7: Clube de Leitura – Vanessa Ferrari e Bruno Zeni

Aula 8: Clube de Leitura e Encerramento – Vanessa Ferrari e Bruno Zeni

Curso promovido pela pós-graduação Formação de Escritores.

Investimento:

R$ 696,00 em 3 parcelas de R$ 232,00

À vista: R$ 661,00

Bolsas disponíveis para interessados:

Para se candidatar a uma bolsa, é imprescindível que o interessado envie seu currículo e uma carta de intenção, com até 2 páginas, na qual deverá informar se tem experiência com Direitos Humanos, Literatura ou Mediação de Leitura, e detalhar as atividades anteriores em uma ou mais áreas. Se não houver experiência prévia, pede-se que explique por que gostaria de fazer o curso e de que maneira espera que as aulas poderão contribuir para sua atuação profissional ou para seu aperfeiçoamento acadêmico ou pessoal. Os documentos devem ser enviados no formato PDF.

Importante: Os interessados na bolsa devem se inscrever até o dia 10 de setembro. A divulgação dos candidatos contemplados com bolsa de estudos acontecerá no dia 17 de setembro. A confirmação de abertura da turma será feita no dia 20 de setembro.

Para concorrer a uma bolsa, acesse o formulário de inscrições e preencha os dados.

Professores:

Bruno Zeni

Escritor, editor e doutor em Letras pela USP. Faz pesquisas em nível de pós-doutorado sobre a literatura urbana brasileira e os escritores João Antônio, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca. Em parceria com a designer Sílvia Nastari, criou a editora Quelônio. É autor de O fluxo silencioso das máquinas (Ateliê Editorial, 2002), Sobrevivente André du Rap (Labortexto Editorial, 2002), Corpo a corpo com o concreto (Azougue Editorial, 2009) e Você é minha notícia secreta (Quelônio, 2014).

Guilherme Assis de Almeida

Professor associado no departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP. É consultor de diversas organizações internacionais, como PNUD, Acnur, BID e Unesco. Foi secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura do Município de São Paulo (2015-2016). Atuou como assessor internacional da secretaria de Estado de Direitos Humanos do Governo Federal (2002-2003). Concluiu seu pós-doutorado no Freiburg Institute for Advanced Studies (FRIAS), entre 2014 e 2016, e no Núcleo de Estudos da Violência (USP), entre 2001 e 2005. Foi presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP), entre 2012 e 2016. Escreveu os livros Direitos Humanos e não violência (Atlas) e Curso de Filosofia do Direito, em coautoria com Eduardo Bittar (Atlas). Pela editora CLA, é editor científico do livro Mediação: uma experiência brasileira, de Adolfo Braga Neto. Além disso, é autor de A proteção da pessoa humana no Direito Internacional: conflitos armados, refugiados e discriminação racial.

Vanessa Ferrari

Escritora, editora e mestra em Crítica Textual pela FFLCH/USP. Foi editora da Companhia das Letras, de 2009 a 2015, e da FLIP, de 2005 a 2008. Ministra cursos de Percepção de Linguagem no Espaço Cult. É coordenadora do projeto de Leitura Crítica da Revista Pessoa, assim como dos Clubes de Leitura Penguin-Companhia, em 12 unidades prisionais do Estado de São Paulo.