Encontros literários: Ilustrar e editar o fantástico

O evento Encontros Literários é uma iniciativa do curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica. Nesses encontros, profissionais e pesquisadores de livros para crianças se reunirão com a finalidade de ampliar a interlocução reflexiva em torno das especificidades e abordagens desse objeto cultural.

Nessa primeira edição, os escritores e ilustradores Mauricio Negro e Nelson Cruz, além da editora Cristiane Mateus, conversarão sobre a arte de ilustrar e editar ficção fantástica. Partindo do trabalho desses dois premiados artistas, serão discutidas diversas questões, dentre as quais a liberdade criativa ao ilustrar obras de autores renomados, como Castro Alves, João Guimarães Rosa, Machado de Assis e Pepetela. O aspecto metafórico da imagem também será analisado. A experiência de Cristiane Mateus na publicação de uma trilogia ilustrada com contos fantásticos de Murilo Rubião acrescentará um aspecto importante à conversa: o espaço que esse gênero ocupa na produção editorial brasileira contemporânea voltada ao público infantojuvenil.

Mediação: Cristiane Tavares

Evento gratuito. Para reservar uma vaga, envie um email para instituto@veracruz.edu.br com o assunto “Encontros Literários: ilustrar e editar o fantástico”.

Importante: O encontro começará e terminará pontualmente, em função do lançamento do livro Os trabalhos da mão, de Alfredo Bosi, com ilustrações de Nelson Cruz, às 18h00, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915). Todos estão convidados!

Sobre os convidados:

Cristiane Mateus é editora de literatura da Positivo. Trabalha no mercado editorial desde 2009. É formada em Comunicação Social e tem mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Editou a trilogia ilustrada de Murilo Rubião (Positivo, 2016), e foi ganhadora do prêmio especial FNLIJ 2017.

Nelson Cruz é autor e ilustrador. Faz ilustrações para o mercado editorial desde 1997 e já recebeu prêmios importantes, como FNLIJ, APCA, Jabuti, além de ter sido indicado para o prêmio Hans Christian Andersen, em 2002, e para a Lista de Honra do IBBY (2004/2012). Cruz ilustrou “O Edifício”, conto fantástico de Murilo Rubião (Positivo, 2016).

Mauricio Negro é escritor, ilustrador e designer gráfico. Atua no segmento editorial desde 1992; participa, desde então, de vários eventos, catálogos e exposições. Recebeu prêmios e certificações, como o NOMA (Japão), The Merit Award/Hiii Illustration (China), CJ Picture Book Festival (Coreia do Sul), BCAIC Conaculta (México) e Jabuti. Negro ilustrou A montanha da água lilás, livro de Pepetela (FTD).