I Ciclo de Oficinas: Práticas de Leitura Literária na Escola

O I Ciclo de Oficinas Práticas de Leitura Literária na Escola, promovido pelo curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, convida à reflexão de situações práticas da leitura literária em sala de aula, a partir de estudos provenientes da didática do ensino da literatura, da teoria e da crítica especializadas. Além disso, serão objeto de análise pesquisas recentes realizadas por alunas que concluíram o curso de pós-graduação no Instituto. O Ciclo de Oficinas representa uma oportunidade para a atualização dos conhecimentos necessários a todo educador preocupado em promover a formação de leitores de literatura críticos. É voltado para professores, coordenadores e diretores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, bibliotecários, mediadores de leitura, editores e profissionais do livro para crianças e jovens.

Oficina:  O livro só tem imagens, e agora? – ENCERRADO

Sábado, dia 30 de março, das 9h00 às 17h30

Professoras: Cristiane Tavares e Luisa Setton

Como apresentar um livro-imagem para as crianças? É possível identificar as chaves de leitura específicas para apreciar narrativas visuais, sem texto escrito? Qual a importância da escuta na mediação dessas obras? Estas e outras questões serão discutidas durante a oficina, a partir da apreciação coletiva de livros criteriosamente selecionados e da análise de rodas de leitura em diferentes contextos de mediação.

Oficina: Mediação de leitura e cultura afrodescendente

Sábado, dia 27 de abril, das 9h00 às 17h30

Professoras: Bel Santos Mayer e Luciana Gomes

Quais critérios devem ser considerados na seleção de um livro que contemple a cultura afrodescendente? Desde a aprovação da lei 10.639/03, o mercado editorial brasileiro voltado para os públicos infantil e juvenil lançou um número considerável de obras que tratam da temática. Muitos desses títulos estão nas escolas e bibliotecas públicas à espera de leitores que possam apreciá-los criticamente. Na oficina, serão apresentados possíveis critérios para a seleção desses livros, além da análise de situações de leitura e conversas apreciativas com crianças e jovens.

Oficina: É difícil ler poesia? Por quê?

Sábado, dia 18 de maio, das 9h00 às 17h30

Professoras: Érica Faria e Lurdinha Mello Martins

É comum ouvirmos depoimentos de educadores acerca da dificuldade ao lerem poemas em sala de aula. Muitas vezes, a ausência da poesia nas preferências de leitura pessoais do docente acaba por afastá-lo dos textos poéticos também na hora de selecionar o que vai ler para seus alunos. Nesta oficina, pretende-se discutir a relação entre a formação leitora do professor e os critérios que norteiam suas escolhas em sala de aula, a partir da apreciação de poemas e do estudo de pesquisas atuais sobre o tema.

Investimento:

Ao optar pela inscrição em mais de uma oficina do Ciclo, o participante terá desconto no valor do investimento, conforme segue:

. 1 oficina: R$ 266,00 / 2 parcelas de R$ 133,00

. 2 oficinas: R$ 430,00 / 2 parcelas de R$ 215,00

. 3 oficinas: R$ 612,00 / 3 parcelas de R$ 204,00

Evento gratuito para alunos do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz (é necessário o preenchimento do formulário de inscrição).

Perguntas frequentes:

. Como faço a inscrição nos eventos do Instituto Vera Cruz?As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site www.veracruz.edu.br/instituto. A instituição na qual trabalho vai financiar a atividade que vou fazer. É possível indicar isso no ato da inscrição?Sim. No campo “Dados para cadastro e faturamento”, você poderá visualizar a opção “Emitir nota fiscal para empresa/instituição”. Caso selecione essa opção, basta preencher com o nome e o CNPJ da empresa.. Há desconto para inscrição de grupos?

Sim. Para grupos a partir de 5 pessoas, oferecemos desconto de 10% no valor total. Para inscrever o grupo, é necessário entrar em contato com a Secretaria do Instituto, pelo telefone (11) 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.

. Qual é a forma de pagamento?

O pagamento é feito via cartão de crédito. Ao preencher o formulário de inscrição, você deve inserir os dados do cartão e selecionar a forma de pagamento (à vista ou parcelado) para poder finalizar a sua inscrição. Dessa forma, sua vaga estará garantida na atividade selecionada.

. É possível cancelar a inscrição depois do pagamento?

Sim. Nesse caso, é feito reembolso integral para o cancelamento desde que informado até 10 dias antes do início da atividade, por email.

. Há um número mínimo de inscrições para a realização da atividade?

Sim. Para que a atividade venha a acontecer, é necessário um mínimo de 15 participantes.

. E se eu fizer a minha inscrição e a atividade for cancelada?

O Instituto Vera Cruz poderá suspender a atividade, caso não haja o número mínimo de participantes previsto. Em caso de cancelamento, o inscrito é informado por email em até 5 dias antes da data de início da atividade, e a devolução do valor pago é realizada em até 20 dias úteis, por meio de estorno no cartão de crédito.

. Há estacionamento no local?

De segunda a sexta-feira, no período noturno (18h00 às 22h00), é possível estacionar dentro do Instituto Vera Cruz (Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina), mediante pagamento de R$15,00 pelo período. Para utilizar o estacionamento, o/a aluno/a deve retirar um crachá para seu veículo, na Secretaria. Aos sábados, não é oferecido o serviço de estacionamento.

Instituto Vera Cruz