Grupo de Estudos em Relações Interpessoais na Escola

Promovido pelo curso de pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

Coordenação da equipe da pós-graduação

Professora mediadora: Profa. Dra. Flávia Vivaldi

• 32 horas de estudos
  • 8 encontros ao vivo
  • Encontros pela plataforma Teams, mensalmente, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
  • Atividades assíncronas mensais para construção de um banco de boas práticas
  • Participação em aula da pós-graduação com o professor Yves de La Taille

Ligado aos estudos e pesquisas feitas no curso, sob coordenação da professora Adriana de Melo Ramos, nosso grupo de estudos teve início em 2019, idealizado por alunos formados na primeira turma dessa pós-graduação.

Os estudos partem de um pressuposto teórico construtivista que considera que o desenvolvimento da autonomia moral é uma meta importante para a educação e que a escola é o local propício para se estudar as diversas relações de colaboração. Nessa dimensão das relações educativas, é fundamental a realização de um trabalho construtivo na escola, para a melhoria das interações sociais e para garantirmos o favorecimento do desenvolvimento socioafetivo das crianças e dos adolescentes.

De acordo com essa perspectiva, além da experiência, é preciso que as escolas ofereçam um espaço sistematizado em que a moralidade se torne objeto de apropriação racional, com professores formados para criarem propostas que favoreçam a construção das competências socioemocionais e dos valores morais, bem como a qualidade da convivência escolar. O compromisso com a construção da autonomia moral pede, necessariamente, uma prática educacional voltada à compreensão do desenvolvimento sociomoral, e, por conseguinte, dos aspectos afetivos e cognitivos que constituem a natureza humana. Nesse sentido, acredita-se que uma prática educacional que assegure o exercício da democracia e da cooperação torna possível a formação de cidadãos conscientes, solidários, justos e responsáveis.

Em 2019 e 2020, estudamos os seguintes temas:

• conceitos teóricos da Psicologia Moral, Educação Moral e alternativas para uma nova educação;
  • questões da prática dos educadores;
  • ambiente sociomoral, educação em valores e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.
  • conceitos teóricos das práticas morais;
  • considerações sobre as práticas morais;
  • questões que interligam a prática dos educadores e os estudos feitos; e

Em 2021, aprofundaremos:

• conceitos teóricos sobre a relação família-escola;
  • considerações sobre as práticas morais que envolvem a relação família-escola;
  • questões que interligam a prática dos educadores e os estudos feitos; e

Público-alvo: educadores e profissionais da área educacional com currículo comprovado em cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em Psicologia Moral e/ou Psicologia da Educação, com ênfase em Convivência Ética e Relações Interpessoais na Escola ou integrantes de grupos de pesquisas nessa área.

Ingresso mediante análise de currículo.

Investimento: R$ 660,00, em 6 parcelas de R$ 110,00.