Encontros de não ficção: a narrativa por trás dos podcasts

Por trás dos podcasts de não ficção, há um intenso trabalho de escrita que, nos melhores exemplos, pouco chama nossa atenção quando ouvimos os episódios. Durante três dias, alguns dos principais produtores de podcasts de não ficção do Brasil discutirão as estratégias narrativas fundamentais para essa nova mídia.

A construção de um episódio: histórias que cabem num dia só

Convidados:

Tomás Chiaverini (Rádio Escafandro)

Chico Felitti (Muitas Vidas e Além do Meme)

Mediação: Lívia Lakomy

Tomás Chiaverini é escritor e jornalista, autor dos romances Correio do fim do mundo e Avesso. Publicou, também, os livros-reportagem Cama de cimento, sobre população de rua, e Festa infinita, sobre raves e festivais de música eletrônica. Escreveu para a Folha de S.Paulo, revista piauí e The Intercept, dentre outros veículos de comunicação. Desde 2019, dedica-se, exclusivamente, à produção, edição e apresentação do podcast Rádio Escafandro. É cofundador da rede de podcasts jornalísticos Rádio Guarda-Chuva.

Chico Felitti é repórter. Foi vencedor dos prêmios Comunique-se e Petrobrás de Jornalismo. Criou os podcasts Além do Meme, do Spotify, e Muitas Vidas, da Orelo. É autor dos livros Ricardo & Vânia e A Casa, publicados pela editora Todavia.

A construção de um tema: investigações e recortes

Roberta Cardoso (Dibradoras)

Thiago André (História Preta)

Mediação: Carolina Zuppo Abed

Roberta Cardoso (Nina) é formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade São Judas Tadeu e tem pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios. Foi uma das fundadoras do canal Dibradoras, que está no ar desde 2015 e promove mais espaço e visibilidade para as mulheres no esporte.

Thiago André é graduando em História e criador do podcast História Preta.

A construção de uma série: narrativas de fôlego

Convidados:

Branca Vianna (Praia dos Ossos)

Ivan Mizanzuk (Projeto Humanos)

Mediação: Ingrid Fagundez

Branca Vianna é fundadora da Rádio Novelo e apresentadora dos podcasts Praia dos Ossos e Maria Vai com as Outras. É intérprete simultânea por formação – profissão que exerceu por 25 anos, até virar podcaster. Tem mestrado em Linguística pelo University College London e em Formação de Intérprete pela Université de Genève. Foi professora de interpretação simultânea na PUC-Rio, por 15 anos.

Ivan Mizanzuk é formado em Design Gráfico, com doutorado em Tecnologia. Em 2011, fundou o AntiCast, um dos podcasts independentes de política e cultura mais conhecidos do Brasil. Em 2015, estreou seu segundo podcast, o seriado Projeto Humanos. Sua quarta temporada é intitulada “O Caso Evandro” e conta a história de um dos crimes mais marcantes da década de 1990, no Estado do Paraná. Em 2020, “O Caso Evandro” ultrapassou cinco milhões de downloads, vai virar livro e será adaptado para a TV. Mizanzuk é também escritor e professor universitário em Curitiba, onde mora com sua esposa e suas duas cachorrinhas.

Inscrições gratuitas.

(Após se inscrever, você receberá o link de acesso por email)