Encontro com editoras independentes

Venha saber mais sobre o trabalho das editoras Lamparina Luminosa, Luna Parque, Nós, Quelônio, Reformatório e Urutau, e conhecer seus editores. É um encontro preparado para que autores e autoras em busca de uma editora conheçam melhor o mercado editorial brasileiro e encontrem as casas com as quais têm mais afinidade. Os editores participarão de um bate-papo sobre as peculiaridades do mercado de editoras independentes e responderão às perguntas do público.

Evento gratuito, exclusivo para alunos e ex-alunos do curso de pós-graduação Formação de Escritores

Lamparina Luminosa

Editora independente, uma pequena editora ou, ainda, uma editora livre. Seu trabalho é fomentar novos autores e tratar com minucioso e exclusivo olhar cada projeto na linha das pequenas e médias tiragens.

Editor: Christian Piana | Formado em fotografia pelo Istituto Europeo di Design (IED) em Roma, Itália, em 2002. Trabalha, desde então, como repórter fotográfico freelancer, em colaboração para diferentes periódicos italianos, dedicando-se à fotorreportagem social no Peru, Bolívia, Brasil, Bosnia-Herzegovina e Kosovo.

Luna Parque

Editora independente fundada em 2015 e voltada para a publicação de poesia. Além de projetos específicos, como livros escritos em duplas, a editora publica a revista Grampo Canoa e traduções.

Editora: Marília Garcia | Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora dos livros Um teste de resistores, Engano geográfico , e 20 poemas para o seu walkman. Trabalhou mais de dez anos no mercado editorial, e ministrou oficinas de escrita na Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Nós

Editora que tem por objetivo dar voz à literatura brasileira em países do mundo inteiro. Iniciou sua jornada marcando presença em países como França e Itália. Pretende apostar na deflagração de novos autores.

Editora: Simone Paulino | Jornalista, escritora e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de O sonho secreto de Alice, Abra-ços Negados, Minha Mãe, Meu Mundo, e Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, dentre outros títulos. É colaboradora da Primavera Literária Brasileira, promovida pelo Departamento de Estudos Lusófonos, da Université Paris-Sorbonne.

Quelônio

Editora que tem como proposta a publicação de livros de literatura brasileira contemporânea, tanto em prosa como em poesia. As obras têm tiragem limitada, em formatos especiais, desenvolvidos para cada livro.

Editor: Bruno Zeni | Escritor, editor e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de O fluxo silencioso das máquinas, Sobrevivente André du Rap, Corpo a corpo com o concreto, e Você é minha notícia secreta.

Reformatório

Editora que tem como proposta o cuidado com suas edições e o compromisso com a liberdade de seus leitores e autores. Sua linha editorial é voltada para a publicação de literatura brasileira contemporânea em prosa e poesia.

Editor: Marcelo Nocelli | Escritor, editor e técnico gráfico. Atua há mais de 20 anos na indústria gráfica livreira. É autor dos romances O Espúrio, e O Corifeu Assassino. Em 2016, foi vencedor do Prêmio Guavira de Literatura, na categoria infantil, e do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria estreante com mais de 40 anos.

Urutau

Editora formada por três amantes de livros, a Urutau nasceu para cantar as horas diante das páginas, e, sabendo que o livro é carne e alma, fazer das obras de seus autores pratos para serem devorados antropofagicamente.

Editor: Tiago Fabris Rendelli | Formado em Comunicação Social e mestre em Comunicação e Discursos Mediáticos pela Universidad de la Matanza – Buenos Aires. Dentre seus primeiros projetos, estão a revista literária euOnça e a Coleção Galo Branco, de literatura contemporânea.