Aula aberta: Clima escolar

Aula aberta da pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética

O clima escolar reúne a soma das percepções e expectativas compartilhadas entre alunos, professores, gestores, pais e funcionários em relação ao universo de uma instituição. Esse ambiente social particular é formado pelas organizações administrativa e educacional e pelas relações entre os que convivem naquele espaço. Os estudos sobre o clima na Educação Básica são considerados importantes nacional e internacionalmente, sobretudo porque ele pode influenciar em melhores relações sociais com as famílias e com a comunidade, auxiliar no processo de inclusão dos alunos, no rendimento acadêmico, na diminuição do abandono escolar e na prevenção de situações de bullying. Além disso, pode contribuir para a redução da rotatividade de professores.

 

Professor Adriano Moro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado-sanduíche pela Harvard University: Graduate School of Education. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Ítalo Brasileira e graduado com licenciatura plena em Educação Física pela mesma Instituição. Pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), integra o Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional da FCC. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da Unesp/Unicamp.

 

Entrada gratuita.