Acontece no Instituto

Formação de leitores

Como garantir a formação de leitores no contexto de pandemia que estamos vivendo? Para falar sobre a garantia do direito à leitura, Érica de Faria, professora da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, irá participar, no dia 1º de julho, às 17h00, da “live” “Conversas CE Cedac”, promovida pela Comunidade Educativa Cedac. Acompanhe ao vivo […]

Edital de quarentena

Adilson Zambaldi e Louise Belmonte, alunos da pós-graduação Formação de Escritores, acabam de ser selecionados no edital emergencial de apoio à literatura “Arte como Respiro”, do Itaú Cultural, nas categorias Escrita e Poesia falada, respectivamente. Além deles, a ex-aluna do curso Juliana Valverde também teve seu trabalho escolhido. Ao todo, foram 12.982 inscritos e 200 […]

Momento de leitura

Que tal ouvir “Pezinhos”, poema do livro “Balada da estrela e outros poemas”, de Gabriela Mistral? Ou, então, o conto “No colo do verde vale”, do livro “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, de Marina Colasanti? Ana Paula Lopes Leme e Emily Stephano, alunas da nossa pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, […]

Zinesenha

O “Zinesenha” é uma produção da terceira turma do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz. O catálogo digital de resenhas, criado sob a coordenação da professora Ana Paula Campos, na disciplina Processos Editoriais Contemporâneos para o Livro Ilustrado: Ficção e Não ficção, reúne resenhas breves sobre livros de não […]

Obra dirigida

Odilon Moraes, professor convidado da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz, é um dos ilustradores do livro “Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19”. A obra é uma iniciativa da Faculdade de Educação da UFMG, que reuniu um grupo seleto de autores e artistas brasileiros para falar sobre […]

Mundos diferentes

“Em tempos de abuso infantil, discurso da segurança e vigilância, quais os limites e espaços para o segredo, para o mundo próprio da brincadeira, do amigo imaginário, da fantasia e da bagunça, tão saudáveis às crianças? É possível equilibrar esse mundo próprio, íntimo, fantasioso, lúdico e bagunçado do universo infantil com uma segurança afetuosa, garantida […]

Relato de experiência

Ampliar o repertório leitor das crianças, oferecendo uma gama variada de textos literários dentro da sala de aula, foi a primeira decisão tomada por uma dupla de professoras de um colégio particular, na zona oeste de São Paulo, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental 1. No artigo “A metaliteratura em uma sala […]

Retratos de um grupo teatral

“Gêneros literários tradicionais não dariam conta de narrar suas aventuranças, memórias e efabulações; e uma única linguagem visual não bastaria para traduzir o alcance das paisagens avistadas e gestadas nos quarenta anos de estrada dos dez integrantes da família Gomide.” Cristiane Tavares, coordenadora do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera […]

De volta à terra

“Ela, certamente, é maior do que o livro, e isso é maravilhoso. Pensava nela muitas vezes como se fosse real, tangível. Cheguei a senti-la ao meu lado. […] Costumo dizer que ela não me deixou em paz enquanto não terminei de escrever e editar o livro.” Em entrevista ao site “Estadão”, a escritora Deborah Dornellas, […]

Reconhecimento

Bel Santos Mayer, professora da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz, acaba de ser contemplada no evento “Premiações da Cultura de São Paulo 2019”. Promovida pelo governo de São Paulo e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a premiação reconhece profissionais que se destacaram na Cultura durante o ano de […]