Porquês da infância

Quantas perguntas uma criança faz diariamente?

Segundo um estudo feito por pesquisadores britânicos com crianças de 2 a 10 anos de idade, uma criança faz, em média, 73 perguntas por dia.

Em entrevista ao site da revista “Nova Escola”, Marisa Ferreira, professora da graduação em Pedagogia, coordenadora e docente na pós-graduação Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil, além de coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Infantil, do Instituto Vera Cruz, explica que, a partir dos 2 anos, a criança começa a fazer perguntas usando o conhecimento da fala e a linguagem como uma ferramenta de exploração. “As perguntas não brotam do nada, elas são contextualizadas com as vivências. Os adultos precisam entender que a criança não vive em um mundo apartado do seu. Então, precisamos pensar sobre o mundo que estamos construindo e apresentando para as crianças.”

Leia a íntegra da matéria em: https://novaescola.org.br/conteudo/16923/por-que-as-criancas-fazem-tantas-perguntas-e-como-lidar-com-elas