Igualdade étnico-racial nas escolas

“Para que o enfrentamento do racismo e a promoção da igualdade racial na educação se efetivem, é essencial uma ação planejada, aderente às metas do sistema de educação e ao Projeto Político-Pedagógico da escola. A proposta deve elucidar aonde se pretende chegar: a meta é o respeito às diferenças? A convivência com a diversidade?”.

A afirmação é de Bel Santos Mayer, educadora social e docente do curso de pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz. Em artigo escrito para a Revista Emília – publicação digital focada em assuntos relacionados ao universo do livro e da leitura, ela destaca os princípios metodológicos que embasam o “como fazer” para uma prática de enfrentamento do racismo e promoção da igualdade étnico-racial. Confira.

Fique ligado: o processo seletivo para as novas turmas da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens começa em março. Para falar diretamente com a coordenação do curso, escreva para: cristavares.livros@gmail.com