Aprendizado multiplicado

No sábado, dia 27 de outubro, os alunos do curso de Pedagogia que estão cursando o módulo “Ensino Fundamental: Ciências Sociais e Ciências Naturais” participaram de um Estudo do Meio em Eldorado, interior de São Paulo. Na cidade, o grupo visitou a Gruta da Tapagem – mais conhecida como Caverna do Diabo –, uma das maiores cavidades naturais do Estado. Depois das grandes formações rochosas, seguiram viagem até o Quilombo de Ivaporunduva, localizado às margens do rio Ribeira do Iguape. Lá, eles conversaram com os moradores e participaram de oficinas de culinária e artesanato.

“A experiência adquirida por nossos graduandos nessa atividade – planejar, realizar e avaliar um Estudo do Meio – certamente poderá ser replicada por eles com seus futuros alunos”, avaliou Andréa Luize, coordenadora do Instituto Vera Cruz.

Também acompanharam a viagem estudantes do módulo “Arte, Cultura e Educação”. “Conhecer de perto uma comunidade quilombola contribuirá para enriquecer o trabalho desses estudantes na disciplina Manifestações Culturais e Relações Étnico-Raciais no Brasil”, complementou Andréa.