Pesquisa analisa a prática de leitura de poemas na escola

Aluna do curso de pós-graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica, do Instituto Vera Cruz, Maria de Lourdes Melo Martins apresentou, na segunda-feira, dia 27 de agosto, sua monografia de conclusão de curso.

Com o título “Poesia na escola: um estudo sobre a prática de ler poemas para crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I”, a monografia parte da análise da atividade de leitura em voz alta, realizada pelo professor.

Em sua pesquisa, Maria de Lourdes defende que “a formação do leitor literário tem sido uma preocupação da escola, mas o mesmo não se observa no que diz respeito à formação específica do leitor de poesia”.

O trabalho, que teve orientação da professora Érica de Faria Dutra, foi avaliado pelas professoras Cristiane Tavares e Geruza Zelnys, que indicaram a relevância da escolha, a consistência da reflexão e a pertinência das referências teóricas.