Escrita na prática

O Instituto Vera Cruz, por meio da pós-graduação Formação de Escritores e em parceria com a Columbia University School of the Arts e o Columbia Global Centers (Rio de Janeiro), promoveu, nos dias 24, 25 e 26 de julho, a Oficina avançada de escrita, com o escritor e professor americano Joshua Furst.

Autor do romance The Sabotage Cafe, vencedor do Grub Street Fiction Prize (2008) e escolhido como Livro do Ano pelo Chicago Tribune, pelo Rocky Mountain News e pelo Philadelphia City Paper, Joshua Furst é autor do livro de contos Short People e editor do Jewish Daily Forward, além de ter trabalhos publicados nos periódicos Esquire, Nerve, Salon, The Chicago Tribune, Conjunctions, dentre outros.

Durante os três dias da oficina, participantes tiveram seus textos lidos pelos demais, que observaram o sentido produzido, os recursos utilizados pelos autores e os eventuais problemas que os textos apresentavam.

“O que mais me impressionou durante a experiência no Instituto Vera Cruz foi a mistura de seriedade e entusiasmo que os alunos trouxeram para a sala de aula. O programa de escrita criativa do Vera Cruz é algo muito especial, e a Columbia School of the Arts aguarda ansiosamente por novas parcerias”, afirmou Furst.

Para Márcia Fortunato, coordenadora da pós-graduação, a oficina conduzida por Joshua Furst reproduziu uma prática bastante sedimentada nos cursos de Escrita Criativa ministrados nos Estados Unidos. “Foi uma oficina muito produtiva porque o professor encaminhou firme e didaticamente a discussão, e os alunos corresponderam ao esperado”.

Segundo ela, os alunos da pós-graduação Formação de Escritores conhecem a estratégia pedagógica empregada pelo escritor americano porque ela também é utilizada no curso. “Aqueles que não a conheciam ficaram muito interessados e surpresos com o efeito que o trabalho produz, já que o autor adquire muitos elementos para aprimorar seu texto”, destacou.