Pedagogia fora da sala de aula

20170131_201554 20170131_185635

Neste início de ano, os alunos da graduação tiveram alguns momentos de reflexão acerca da profissão e do mercado de trabalho. Para tratarem das diferentes possibilidades de atuação na área, foram convidados especialistas que trabalham fora do usual ambiente escolar.

 

No primeiro encontro, o contabilista e jornalista Paulo Roberto Vicente falou aos alunos sobre a pedagogia de emergência, criada em 2006 pelo professor alemão Bernd Ruf. Fundamentada na pedagogia Waldorf, essa linha de atuação foi desenvolvida para atender crianças e jovens que passaram por experiências traumáticas, como desastres ambientais, violência urbana e doméstica, abuso, abandono. Durante o bate-papo, Paulo Roberto contou sobre como chegou ao tema e o trabalho realizado com o grupo brasileiro de pedagogia de emergência que também participou da ação no Equador, em abril do ano passado, quando foram atendidas mais de 1.800 pessoas após um terremoto.

 

A pedagogia no ambiente hospitalar foi outro assunto levado aos alunos. Dessa vez, a convidada foi a professora, fonoaudióloga e psicopedagoga Rosemary Viccari Hilário. Especializada na área, ela atua na coordenação da Escola Schwester Heine (EESH), referência em classes hospitalares, que trabalha pelo direito de aprendizagem dos pacientes pediátricos internados no A.C. Camargo Center.