Estudantes de Pedagogia e o ensino da cultura afro nas escolas

x

Em abril, a disciplina Didática das Artes: Artes Visuais, que integra o curso de Pedagogia, do Instituto Vera Cruz, recebeu uma convidada especial. Graduada em Artes Visuais e mestranda em Arte Educação pela Unesp-SP, a professora Juliana dos Santos ministrou a palestra “A cultura africana, a educação e a lei 10639”.

Além de aproximar os futuros professores de suas próprias inseguranças em relação ao ensino da cultura afro nas escolas, exigido na Lei n. 10639, a atividade teve como objetivo alimentar o imaginário, por meio de informações, questões e reflexões sobre o tema. Para isso, foi realizada também uma oficina de estamparia com os adinkras, conjunto de símbolos africanos dos povos Akan, que vivem em Gana, Costa do Marfim e Togo, os quais traduzem ideias e valores transmitidos de geração para geração.

1-1 d_ise_2016_003_1 d_ise_2016_003_4 d_ise_2016_003_7 d_ise_2016_003_9