Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
História revisitada
 O contato dos europeus – portugueses, espanhóis e ingleses – com os povos ameríndios, durante o processo colonizador, foi tema de estudo do 2º trimestre das turmas do 8º ano, na disciplina de Ciências Humanas.

A exposição “América e os americanos”, montada no pátio coberto do Verão, apresentou o resultado de um mês de pesquisa e produção dos alunos. Em 16 painéis de cinco metros, os grupos explicaram, com ilustrações e textos, o processo de colonização da América.

Para Luiza Melo, aluna do 8º D, o projeto tem um caráter reflexivo, já que cada um pode olhar a história e tirar suas próprias conclusões a respeito dos fatos. “É muito interessante pensar como a gente ainda tem uma cultura muito etnocêntrica, já que vários livros trazem os europeus como conquistadores da América. Mas será que foi conquista ou invasão?”.

O debate de opiniões foi, na visão da aluna Clara Vignola, um dos grandes ganhos do projeto. “Tem gente que acha os europeus ‘vencedores’; tem gente que acha que não. Então, foi um debate de opiniões, mesmo. A gente saía da Escola com a cabeça cheia, pensando sobre esse pré-conceito que temos com os índios, em muitos casos”.

Mas como transportar todas as ideias para o painel e fazer com que os visitantes da exposição também façam suas próprias interpretações?

“Tivemos muita autonomia. Uirá [Fernandes, professor de Ciências Humanas], pediu a pesquisa e ficamos livres para criar”, contou Luca Rivelino. A proposta da atividade, segundo ele, mudou a própria visão sobre os fatos históricos: “Os europeus se sentiam superiores a outros povos, tratando-os como primitivos e não humanos, sem religião”.

Além do objetivo pedagógico, que foi “aprofundar o estudo da História, deslocando a centralidade eurocêntrica do nosso currículo”, Uirá destaca outros méritos do projeto. “Para a confecção dos painéis, os alunos exerceram diferentes funções dentro do grupo – coordenadores, pesquisadores e criadores – e puderam deparar com suas qualidades e dificuldades no trabalho coletivo.”

Veja, na nossa página do Facebook, o vídeo com um pouco do registro dos alunos sobre o processo de produção dos painéis. 

 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

notícias

Unconventional stories
24 Mai 2020
 “Todo mundo conhece a história da Chapeuzinho Vermelho e do lobo mau. Mas ninguém...
+
Por que poesia?
19 Mai 2020
“Por que poesia?” foi a provocação feita ao grupo composto por três alunos...
+
Enigma das rachaduras
15 Mai 2020
 Quantas formas existem escondidas entre as linhas das palmas das mãos? Inspirados na obra...
+
Heróis que se movem
14 Mai 2020
 Qual é a criança que não gosta de brincar com bonecos de herói articulados?...
+
Jogo das sombras
12 Mai 2020
 “As sombras variam de onde o objeto ou o ser vivo está; se o Sol está à...
+
Pingos da Escola – grupo Furunfunfum
12 Mai 2020
 O grupo Furunfunfum é a sugestão de hoje do "Pingos da Escola" –...
+
Intercâmbio cultural
11 Mai 2020
 A recordação trazida, recentemente, por Paulo Padilha, professor de Música...
+
Hora de discutir a alimentação
08 Mai 2020
“A ideia era manter o vínculo das crianças com o projeto [do Vera], e a alimentação...
+
Novos olhares
07 Mai 2020
 Há mais de um mês, nossas rotinas foram drasticamente alteradas: a Escola suspendeu...
+
Corpo que fala
07 Mai 2020
 O processo inventivo de sons e músicas do grupo Barbatuques dialoga muito com as experimentações...
+
Dicas úteis
05 Mai 2020
 Em tempos de trabalho remoto, é preciso se informar – ainda mais – sobre os...
+