Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
“O que os direitos humanos têm a ver com a arte?”
03 Abr 2019
 
Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, as seis turmas do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram a exposição “Para respirar liberdade – Direitos Humanos na obra de Otávio Roth”, em cartaz no Sesc Bom Retiro (SP).
 
A ideia de conhecer a exposição surgiu nas aulas de Arte, em que o tema dos direitos humanos já vinha sendo tratado pela professora Tatiana Fecchio desde o início do ano letivo. “Fizemos uma sondagem inicial para saber o que os alunos entendiam sobre direitos e deveres. Então, pesquisamos a respeito dos direitos humanos, e, a partir daí, cada grupo elaborou uma proposta sobre o tema, para desenvolver uma visualidade plástica”., conta.
 
O contato: uma experiência única
“Mas o que os direitos humanos têm a ver com a arte?”. A pergunta que instigava os alunos desde o início do projeto foi prontamente respondida após a visita à exposição. “Lá, eles viram a obra de um artista que dedicou sua vida a falar sobre o tema; depois do contato com a mostra, os alunos entenderam que, embora diferentes, todos temos os mesmos direitos”, explica a professora.

Já na entrada da exposição, o impacto: “Como é diferente ver um trabalho ao vivo! É tão grande!”; “Quantas folhas estão nessa árvore?”; “Como será que elas são colocadas lá?”. Diante da instalação itinerante “A árvore”, composta por folhas de papel pintadas por mais de 60 mil crianças e jovens em 70 países – da qual o Ensino Médio do Vera também participou –, todos olhavam para o alto, admirados com a obra original, antes vista apenas em reproduções projetadas. “É extraordinário ver essa árvore aqui, ao vivo”, disse Marizete Soares Barbalho, auxiliar de oficina de Arte, que também participou da visita.
 
No andar de cima, diante dos quadros com a representação dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a curiosidade dos alunos só aumentou: “Os trabalhos estão em inglês. Seria porque é uma linguagem entendida por um número maior de pessoas?”. Mostrando desenvoltura na leitura do idioma, os alunos comentavam os escritos entre si, fazendo diferentes reflexões a respeito. “Por que os direitos humanos foram declarados? Antes, sem eles, as pessoas não precisavam respeitar, porque não tinha regra”.
No mesmo andar, no centro da sala, a instalação com dez metros de extensão reuniu olhares curiosos sobre os pequenos objetos guardados dentro da caixa de vidro. “População II”, composta por 2.500 pequenas peças de papel artesanal, as “peninhas”, também despertou o interesse dos alunos. “As cores das peninhas são da cor do Brasil?”; “Que tinta foi usada?”; “As peninhas representam diferentes pessoas?”.
 
Reflexões além da arte
Depois de contemplarem a exposição, os alunos participaram de rodas de conversa com as monitoras do Sesc para conhecerem um pouco mais sobre as técnicas artísticas utilizadas por Otávio Roth na composição das obras e discutirem a temática da mostra. “Matar a pessoa por ela ser negra é racismo. E homicídio.”; “Eu vou matar uma pessoa branca pelo fato dela ser branca? Matar uma pessoa negra pelo fato de ser negra? Se eu matar por esse tipo de ódio, matar a pessoa por causa da cor da pele é racismo”, foram algumas das reflexões dos alunos.

Para fechar a visita, os alunos pintaram as folhinhas que, posteriormente, integrarão “A árvore”, dando assim sua contribuição a esse mosaico que representa a diversidade humana.

 
 Veja as fotos...
 

destaques

prev
next

Exames de Cambridge 2019

Confira as datas, horários e locais dos exames de Cambridge para alunos do 9º ano e para alunos da 2ª série do EM. 

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

notícias

Projeto de Ciências
17 Jun 2019
  Why do plants don’t grow in the Artic? Os repórteres do 5º ano respondem...
+
História revisitada
14 Jun 2019
  Entre os dias 18 e 23 de maio, os alunos do 9º ano participaram de um Estudo do Meio nas...
+
Boas jogadas e boas risadas
14 Jun 2019
  Mais um dia com atividades especiais na Educação Física: desta vez, os alunos...
+
Contos de autoficção
14 Jun 2019
  O escritor Julián Fuks conversou com os alunos da 2ª série do Ensino Médio...
+
Lepidópteros em foco
14 Jun 2019
  Na sexta-feira, dia 10 de maio, a turma do 2º ano das professoras Silvia e Bianca visitou...
+
Investigações em campo
12 Jun 2019
  “De onde vem e para onde vai a água das nascentes?”; “A água...
+
Integração para além do ambiente escolar
12 Jun 2019
Três dias de muita diversão e convivência entre professores e alunos. Assim foi...
+
Fortalecendo vínculos
12 Jun 2019
  Um dia de muita diversão, convivência e aprendizado: assim foi a sexta-feira, 24...
+
Imersão na Ciência
10 Jun 2019
  Na sexta-feira, dia 17 de maio, as turmas do 4º ano do Inglês Vera Cruz participaram...
+
Grande roda de capoeira
07 Jun 2019
  Os alunos do 2º ano da turma das professoras Claudia e Eloisa tiveram uma experiência...
+
Conhecimento ampliado
06 Jun 2019
  De 22 a 24 de maio, as turmas do 6º ano participaram do Estudo do...
+