Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Ideias para uma sociedade mais democrática
05 Dez 2018

Homofobia, descriminalização do aborto, cotas raciais, refugiados, legalização das drogas, meio ambiente e conflitos de terra. Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, os alunos do 9º ano emitiram opiniões contrárias e favoráveis sobre aspectos relacionados a esses temas, escolhidos por eles, durante o projeto conhecido como debate multidisciplinar, realizado no final do 3º trimestre.

“Nada aqui terá consenso. Questões polêmicas mexem com os nossos conceitos e pré-conceitos”, disse Uirá Fernandes, professor de Estudos Sociais, na abertura do evento. “Estamos aprendendo que é fundamental que nossos argumentos estejam ancorados em fontes confiáveis”, complementou. As discussões foram, de fato, fortemente embasadas em dados estatísticos e comparativos e em matérias jornalísticas veiculadas na grande imprensa. A aluna Luana Farhat de Carvalho, que integrou o grupo de discussão sobre meio ambiente e conflitos de terra, conta: “Eu não tinha conhecimento sobre o assunto, mas a partir das várias pesquisas que fizemos durante a fase de preparação, acabei adquirindo informações sobre coisas que eu realmente não sabia e que, pra ser bastante sincera, antes não me importavam.” E conclui: “Falar na frente de tanta gente e ter que pensar muito rápido pra rebater o que os outros estão dizendo é uma experiência muito valiosa”.

Para o aluno Gabriel Machado Frossard, conseguir defender sua posição quanto à preservação do meio ambiente foi emocionante. “Esse é o assunto que mais me angustia e o que eu acho que tem maior importância na atualidade. Acredito nos meus argumentos e em tudo o que expus nessa rodada de discussões.” Já seu colega Luca Conestabile Uras relata que a riqueza dos debates o ajudou a formar novas ideias. “Eu era contra a legalização do aborto; a partir do que ouvi aqui, mudei de opinião.”

Os professores foram unânimes em elogiar o comprometimento das turmas – antes e durante o trabalho. “Foi muito gratificante ver o engajamento de vocês”, disse Flávia Ricca Humberg, professora de História do Brasil. Já Marilda da Silveira Cabral, de Língua Portuguesa, destacou a questão da interdisciplinaridade. “A ligação entre as áreas, relacionando os temas de estudo de cada uma delas, ajudou os grupos a elaborarem uma tese que contribuísse para a construção de uma sociedade mais democrática, proposta central do projeto.”

Veja as fotos.
 

destaques

prev
next

Exames de Cambridge 2019

Confira as datas, horários e locais dos exames de Cambridge para alunos do 9º ano e para alunos da 2ª série do EM. 

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

Saiba mais sobre o Ano Internacional das Línguas Indígenas no 14º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz.

 

notícias

Agenda do vestibulando – Fique ligado!
20 Ago 2019
 As faculdades públicas e privadas de todo o Brasil estão iniciando as inscrições...
+
Comer bem se aprende na Escola
20 Ago 2019
 O Programa de Educação Alimentar do Vera foi destaque em coluna sobre o impacto...
+
Igualdade de direitos – e deveres
16 Ago 2019
A turma do 5º ano C, das professoras Simone Pignatari e Paula Dellaquila, teve uma aula diferente...
+
Gênero, feminismo e cidades
16 Ago 2019
  Formada em Arquitetura pela Escola da Cidade, Isadora Panachão é mais uma ex-aluna...
+
Muito mais que uma torre de palitos
02 Jul 2019
  Durante o mês de maio, os alunos do 5º ano construíram...
+
Formação, sempre
02 Jul 2019
  Com foco constante em ações formativas para a equipe, a Escola Vera Cruz promoveu,...
+
O que é patrimônio histórico e cultural?
28 Jun 2019
  Os estudos do 5º ano sobre a fundação da cidade de São...
+
No balanço do corpo
26 Jun 2019
 O Grupo 3 das professoras Ani e Mariana visitou a exposição “Sopro”,...
+
Encontro com outras gerações e infâncias
24 Jun 2019
Entre os dias 10 e 14 de junho, os alunos do 4º ano organizaram a exposição Jogos...
+
Projeto de Ciências
17 Jun 2019
  Why do plants don’t grow in the Artic? Os repórteres do 5º ano respondem...
+
História revisitada
14 Jun 2019
  Entre os dias 18 e 23 de maio, os alunos do 9º ano participaram de um Estudo do Meio nas...
+