Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Você sabe o que está comendo?
11 Out 2018
 

Na quinta-feira, dia 4 de outubro, as seis turmas de 5º ano da Escola tiveram um encontro com a nutricionista do Vera Cruz, Marcia Gowdak, para falar sobre nutrição. Durante a conversa, Marcia falou sobre os alimentos processados, industrializados e in natura, explicando as diferenças entre eles com exemplos de consumo no dia a dia.

“Um produto processado é aquele mexido para facilitar o consumo. Quando vamos ao mercado, conseguimos identificá-lo“, explicou, mostrando imagens de bandejas com carne de frango e frutas picadas vendidas em estabelecimentos comerciais.

Para falar sobre a importância da leitura dos rótulos, tema de estudo da série na disciplina Nutrição e Corpo humano, Marcia perguntou aos alunos quem ali consumia alimentos como salsicha e mortadela. Diante da resposta afirmativa de quase metade das crianças, Marcia questionou se alguém saberia dizer do que era feita a salsicha, por exemplo.

“Porco”, “frango”, ouvia-se dos alunos. Marcia mostrou, então, um slide com a lista de ingredientes que compõem a salsicha, explicando que ela se encaixa na categoria de alimento ultraprocessado, ou seja, obtido a partir da combinação de muitos ingredientes e com alto teor de gordura. “Então, é melhor comer de vez em quando mesmo”, alertou.

Sobre a dificuldade na leitura dos rótulos, a nutricionista falou sobre as recentes discussões acerca do tema no Brasil e mostrou as propostas de dois órgãos que discutem o assunto: o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Marcia também mostrou exemplos de aplicativos pagos – como o Desrotulando – e gratuitos – como o Escolha certa – que ajudam o consumidor a avaliar os rótulos dos produtos e fazer opções mais saudáveis no supermercado.

Como lição de casa para as turmas, Marcia propôs um desafio: mostrar para a população como a ingestão diária de 300 gramas de frutas e vegetais pode ajudar uma criança a ser mais saudável. “Mas não é só dizer que a criança precisa comer cinco frutas por dia; é preciso montar um cardápio balanceado com tipos diferentes de vegetais e frutas. Mostrem a criatividade de vocês“, afirmou, lembrando aos alunos de que cada porção equivale ao que cabe na palma da mão da pessoa que vai ingeri-la.
 

destaques

prev
next

Exames de Cambridge 2019

Confira as datas, horários e locais dos exames de Cambridge para alunos do 9º ano e para alunos da 2ª série do EM. 

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

Saiba mais sobre o Ano Internacional das Línguas Indígenas no 14º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz.

 

notícias

Agenda do vestibulando – Fique ligado!
20 Ago 2019
 As faculdades públicas e privadas de todo o Brasil estão iniciando as inscrições...
+
Comer bem se aprende na Escola
20 Ago 2019
 O Programa de Educação Alimentar do Vera foi destaque em coluna sobre o impacto...
+
Igualdade de direitos – e deveres
16 Ago 2019
A turma do 5º ano C, das professoras Simone Pignatari e Paula Dellaquila, teve uma aula diferente...
+
Gênero, feminismo e cidades
16 Ago 2019
  Formada em Arquitetura pela Escola da Cidade, Isadora Panachão é mais uma ex-aluna...
+
Muito mais que uma torre de palitos
02 Jul 2019
  Durante o mês de maio, os alunos do 5º ano construíram...
+
Formação, sempre
02 Jul 2019
  Com foco constante em ações formativas para a equipe, a Escola Vera Cruz promoveu,...
+
O que é patrimônio histórico e cultural?
28 Jun 2019
  Os estudos do 5º ano sobre a fundação da cidade de São...
+
No balanço do corpo
26 Jun 2019
 O Grupo 3 das professoras Ani e Mariana visitou a exposição “Sopro”,...
+
Encontro com outras gerações e infâncias
24 Jun 2019
Entre os dias 10 e 14 de junho, os alunos do 4º ano organizaram a exposição Jogos...
+
Projeto de Ciências
17 Jun 2019
  Why do plants don’t grow in the Artic? Os repórteres do 5º ano respondem...
+
História revisitada
14 Jun 2019
  Entre os dias 18 e 23 de maio, os alunos do 9º ano participaram de um Estudo do Meio nas...
+